Ervas Aromáticas

Ervas Aromáticas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraErvas Aromáticas

Ter um armário de temperos naturais é um privilégio que pode ser alcançado com o plantio de ervas aromáticas. Cozinhar um molho com manjericão colhido na hora, temperar um peixe com alecrim diretamente do vaso ou fazer um suco com hortelã fresca faz com que qualquer refeição tenha um sabor especial. Há ainda outros benefícios de possuir uma horta caseira, como a abundância de ervas aromáticas para fazer chás, xaropes e remédios caseiros.

Uma hortinha pode ser colocada na cozinha, em jardineiras, em vasos, em canteiros ou no jardim, diretamente na terra. O frescor dos seus pratos pode facilmente se tornar realidade, sem a necessidade de grande manutenção. O Westwing criou um guia para que você tenha sempre ervas aromáticas ao seu alcance. Saiba como plantar, cuidar e armazenar as plantas. Veja também dicas como usar cada erva aromática para temperar e dar um gosto natural para seus alimentos.

Ervas Aromáticas: Infusor de Citronela

Plantio de ervas aromáticas

As ervas aromáticas possuem baixa manutenção e são de fácil plantio, sendo grande em grande parte plantas muito resistentes. Confira como plantar algumas delas:

Alecrim: de fácil plantio, pode ser cultivada em vasos ou arbustos no jardim. São necessários poucos cuidados com o alecrim, que se adapta a qualquer tipo de clima. A rega não deve ser feita em excesso e o vaso ou solo deve ser sempre bem drenado.

Manjericão: essas ervas aromáticas devem ser plantadas em locais onde recebam sol regularmente e precisam ser regadas frequentemente. Por ser uma planta anual, é necessário o replantio todos os anos.

Salsinha: podem ser plantadas em vasos, resistindo tanto ao verão quanto ao inverno. A salsa deve ser regada regularmente, porém sem excessos. As ervas aromáticas precisam ser trocadas de vaso esporadicamente.

Tomilho: essa planta é amante do calor, resistindo também ao frio. De fácil plantio, ela apresenta um crescimento acelerado.

Menta/Hortelã: as ervas aromáticas preferem a sombra, mas resistem a qualquer clima. O solo para o plantio deve ser fofo, úmido, drenado e adubado.

Orégano: o orégano prefere solos férteis e secos. As ervas aromáticas precisam receber bastante luz solar.

Coentro: prefere solos ricos, soltos, drenados e com bastante exposição ao sol. Resiste ao calor e ao frio e também a pequenos períodos sem rega. É importante no cultivo do coentro sempre retirar as ervas daninhas.

Cebolinha: se adapta melhor a solos bem drenados e pede pouca rega. A Cebolinha gosta de bastante Sol, resistindo bem também ao clima frio.

Usando Ervas Aromáticas

Tendo uma jardineira ou um canteiro com ervas aromáticas, os condimentos para os preparos das refeições estão garantidos. Saiba como usar cada uma delas para que você possa escolher plantar a que se adapte melhor ao seus gostos e necessidades.

Alecrim: é indicado o uso do Alecrim para temperar carnes, batatas, queijos, peixes e massas.

Manjericão: o famoso tempero mediterrâneo pode ser usado para fazer pesto, temperar saladas, molhos de tomate e legumes, como berinjela ou abobrinha.

Salsinha: tem efeito decorativo e dá sabor para omeletes, saladas, molhos, patês, sopas e legumes.

Tomilho: as ervas aromáticas temperam carnes, peixes, pizzas, verduras, legumes, sopas, molhos e legumes.

Menta/Hortelã: tanto em refeições salgadas quanto em sobremesas, podem ser usadas para condimentar ervilhas, batatas, queijo de cabra, saladas, bebidas e sorvetes.

Orégano: combina com pizza, tomate, pimentão, berinjela, abobrinha e massas.

Coentro: amplamente utilizadas nas culinárias da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, essas ervas aromáticas combinam com peixes, frutos do mar e legumes.

Chás com Ervas Aromáticas

Além de serem usadas como temperos, algumas ervas aromáticas são benéficas à saúde e permitem ser consumidas em forma de chá. Boldo, camomila, hortelã, capim-limão, melissa, erva cidreira, erva doce, carqueja, entre outras podem ser colhidas do pé e colocadas em infusão de forma prática e natural.

Existem diversos fatores a serem levados em consideração antes de escolher quais ervas aromáticas plantar. Seja pelo gosto, pelos cuidados requeridos ou por benefícios à saúde, comece sua hortinha e leve sabor à sua casa.

Próximas campanhas