Eliseu Visconti

Eliseu Visconti

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEliseu Visconti

Quando as impressões da natureza passaram a ser retratadas com um traço de personalidade, tidas como a representação daquilo que o artista via, o Impressionismo ganhou espaço nas discussões acerca das artes plásticas, em pleno século 19. Para Eliseu Visconti, no entanto, cujas obras estavam a algumas décadas, ainda, de emergirem a público – considerando que ele nasceu já nos últimos anos do século –, a discussão já estava por demais acalorada quando ele tomou gosto pela arte.

Com uma predileção pelos retratos, paisagens e cenários puramente cotidianos, Eliseu Visconti encontrou inspiração no que vinham fazendo, nas últimas décadas, para imprimir uma nova roupagem de acordo com o seu estilo e técnicas. A biografia do artista ítalo-brasileiro é ensaiada neste especial do Westwing, visando dar luz à vida e obras de Eliseu Visconti, um dos artistas mais importantes brasileiros do movimento impressionista. Confira!

Vida e Obra de Eliseu Visconti

Eliseu Visconti, cujo nome de registro na cidade italiana de Giffoni Valle Piana (uma província de Salermo) consta como Eliseo d’Angelo Visconti, nasceu no ano de 1866, e não tardou para que fosse de encontro à orla carioca com a sua família (entre os anos de 1873 e 1875, especula-se).

Pintor, desenhista e designer, Eliseu Visconti ingressou cedo no mundo das artes, ao matricular-se na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Espectador de eventos históricos, com a Proclamação da República, no Brasil, Visconti viu a academia na qual estudava passar por uma profunda reforma; evento que serviu de pano de fundo para que ele desenvolvesse as suas técnicas a ponto de conquistar o prêmio de viagem ao exterior, em que levou-o à capital francesa.

Em Paris, Eliseu Visconti tem contato com a arte de pintores vanguardistas que o inspiram a aperfeiçoar as suas próprias técnicas. Com o tempo, passa a dividir a sua rotina entre o Rio de Janeiro e Paris, em um vai e vem que resultou em uma de suas artes mais representativas, no período: o retrato da escultora Nicolina Vaz de Assis.

A obra já era significativa na exploração de Eliseu Visconti com as características na arte do Impressionismo. Já estavam presentes as cores claras e luminosas, bem como as representações comuns desse importante movimento artístico.

O Legado de Eliseu Visconti

Além de retratos famosos, que conquistaram a Europa e o Brasil, Eliseu Visconti se consolidou como um artista competente em autorretratos, sempre se aproximando do seu estilo favorito de pintar e produzir arte. Entre as obras mais famosas de Visconti, destacam-se o foyer do Theatro Municipal, que consistia em três painéis (Música, Inspiração Poética e Inspiração Musical), a paisagem intitulada Cura de Sol, Moça no Trigal, e algumas artes com as paisagens de Teresópolis, como Quaresmas e Roupa Estendida.

As dezenas de obras de Eliseu Visconti, que é tido como a referência máxima do Impressionismo no Brasil, só não se estendeu por mais anos porque, em 1944, Eliseu Visconti teve o seu ateliê invadido, sendo ele agredido pelo invasor. Visconti ficou hospitalizado, por alguns meses, até que não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer em outubro do mesmo ano.

O Impressionismo na Decoração

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Eliseu Visconti e suas principais obras, que tal aprender a utilizar o impressionismo na decoração da sua casa? O Impressionismo no geral é uma boa pedida para ambientes que predominem o aconchego e o descanso, ou seja, a sala de estar ou mesmo a de jantar. Isso porque suas cores, técnicas utilizadas resultam em paisagens bucólicas que transmitem serenidade e descanso para quem os observa.

No universo do décor, estilos decorativos como o rústico, country ou cottage harmonizam bem com esse tipo de arte, pois são segmentos que primam pelo conforto e ar intimista. Os móveis desses estilos geralmente assumem materiais como a madeira, que além de ser naturalmente bonita, traz a sensação de aconchego e bem-estar.
Os tecidos escolhidos para estofados ou mantas devem possuir toque suave, porém um pouco mais pesados, como a lã, por se tratarem de tecidos propícios para receber temperaturas mais baixas. As cores no geral, seguem tons pastel e podem se exploradas de acordo com a preferência do morador ou mesmo da cor já escolhida para a decoração da casa.

Depois disso é só escolher seu quadro impressionista preferido do Eliseu Visconti e garantir o toque e destaque final na composição da sua sala de estar ou jantar.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Obras se arte são ótimos acessórios na decoração de um ambiente. Elas podem ajudar a acentuar o estilo decorativo escolhido para o cômodo ou mesmo servir de ponto de destaque no espaço. Em inúmeros tamanhos, a arte pode assumir diversas formas, assim como a pintura, a escultura ou mesmo instalações. Há também aquelas peças estilizadas e produzidas por nós, que garantem ainda mais personalidade para o nosso cantinho.

O Westwing, que tem como uma das suas missões deixar sua casa mais bonita, traz diversos produtos como quadros de diferentes estilos, molduras, fotografias e esculturas para deixar sua casa ainda mais original e com sua cara. Cadastrando-se, você ainda pode conferir dicas de DIY (faça você mesmo) na na sua revista, que ainda irá te atualizar com as principais tendências do décor. Inscreva-se e inspire-se!

Próximas campanhas