Eero Aarnio

Eero Aarnio

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEero Aarnio

O finlandês Eero Aarnio está entre os mais admirados designers do mundo que são especializados em móveis para casa e decoração. Nascido em 1932, o profissional conquistou fama e alcançou o sucesso no segmento ao desenvolver peças estruturadas com plástico, material até então não usado na área de mobiliário para a produção de artigos do tipo. Na lista de criações assinadas por Aarnio estão as cadeiras Ball, Bubble e Pastil.

Lançados na década de 60, os móveis de Eero Aarnio estão em alta até hoje e podem perfeitamente compor espaços que seguem desde as tendências mais clássicas aos estilos modernos e contemporâneos. Com os itens é possível decorar ambientes internos, a exemplo da sala de estar e quarto, à espaços do lado de fora como varandas, sacadas e áreas de piscina. Para que você saiba como implementar os móveis assinados pelo Eero Aarnio, o Westwing apresenta esta página. Confira e inspire-se aqui!

Breve perfil

Eero Aarnio é um dos designers de produtos mais aclamados do mundo inteiro, especialmente quando o assunto é casa e decoração. Nascido na Finlândia, o profissional revolucionou o mercado mobiliário ao utilizar plástico e fibras de vidro na composição de suas peças, matérias-primas até então não usadas para essas finalidades.

Ele estudou arte e design na cidade de Helsinki entre os anos de 1954 e 1959, tendo inaugurado o próprio escritório em 1962, década que foi marcada pelos produtos assinados por Eero Aarnio. Filmes, comerciais e demais programas na TV passaram a adotar seus projetos na composição dos cenários. As cadeiras Ball, Bubble e Pastil são as três peças mais representativas do trabalho realizado pelo designer Eero Aarnio.

As cadeiras

A primeira cadeira lançada por Eero Aarnio para o mercado mobiliário foi a Ball, em 1962. Com estrutura redonda e pé único, a peça permite ao usuário a sensação de um “cômodo dentro do cômodo”. Essa definição foi dada pelo designer pelo motivo do móvel garantir a quem se senta nele mais privacidade.

Os materiais plásticos usados para a confecção da Ball Chair tinham a aparência escura internamente o que evitava entrada de iluminação artificial ou natural dentro da cadeira. Eero Aarnio se sentia bastante incomodado com este fator e tratou de se dedicar a novas pesquisas para aprimorar o design da cadeira. Dessa maneira, Eero Aarnio chegou à fórmula exata com a criação da Bubble Chair, em 1968.

A terceira criação de Eero Aarnio até hoje utilizada pelo mercado mobiliário é a Pastil Chair. Também fabricada em plástico, a mobília conta com formato perfeito para facilitar o descanso e conforto de quem a utiliza.

Eero Aarnio e a decoração

Apesar destes produtos criados pelo designer terem sido lançados na década de 1960, a decoração de áreas internas e externas com as cadeiras assinadas por Eero Aarnio é uma prática que ocorre até os dias de hoje. Elas podem ser usadas em salas de estar, quartos, varandas, escritórios e muito mais.

A combinação dos móveis com diferentes estilos é mais do que possível. Para harmonizar e equilibrar com os locais de uso, que tal adotar modelos feitos nas cores que decoram os ambientes em que serão usadas as peças?

Próximas campanhas