Eduardo Souto de Moura

Eduardo Souto de Moura

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEduardo Souto de Moura

O Prêmio Pritzker é uma das honrarias máximas para os profissionais da área de arquitetura. De notoriedade global, o prêmio já foi concedido duas vezes em Portugal. Mais recentemente, um dos nomes mais celebrados pelos entusiastas da arquitetura é Eduardo Souto de Moura. Com mais de 60 obras sob sua autoria, o lusitano, nascido em Porto, no ano de 1952, recebeu a honra em 2011, tornando-se o segundo arquiteto português a levar o prêmio para casa.

Além do reconhecimento de sua classe, Eduardo Souto de Moura coleciona obras e notoriedade que vão além dos colegas de profissão, com projetos arquitetônicos apreciados mundo afora. Confira no Westwing toda a trajetória de Eduardo Souto de Moura e saiba um pouco mais sobre essa figura que tem conquistado mais e mais fãs, ao longo dos anos, bem como uma solidez cada vez mais firme entre os grandes nomes da arquitetura.

Vida e Inspirações de Eduardo Souto de Moura

Eduardo Souto de Moura, nasceu no ano de 1952, em Porto, cidade do litoral lusitano. O arquiteto percebeu logo as aptidões com as quais faria a sua fama e carreira, posteriormente, graduando-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Com o diploma em mãos, o arquiteto Eduardo Souto de Moura deu os primeiros passos na carreira trabalhando com Álvaro Siza, que é mais uma referência entre os grandes nomes da arquitetura portuguesa – conhecida como a Escola do Porto. Além de Siza, Eduardo Souto de Moura foi inspirado pelas obras de Mies van der Rohe.

A ascensão veio rápido. Eduardo Souto de Moura logo foi selecionado como o vencedor para projetar o novo Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto, o que lhe rendeu fama internacional, após a conclusão do projeto. Foi por conta do seu talento e inspiração que o hotel na zona histórica de Salzburgo, na Áustria, adquiriu projeção mundial, igualmente.

Essa transição de períodos galgou Eduardo Souto de Moura a reinventar o seu estilo, aproximando-se mais de uma linguagem arquitetônica pautada na complexidade e no dinamismo das formas, com o cuidado de manter as características do seu desenho espacial habitual, como pode-se atestar ao presenciar algumas de suas obras mais recentes.

Eduardo Souto de Moura: Principais Obras

Entre as principais obras de Eduardo Souto de Moura, algumas das que mais se destacam são:

  • Serpentine Gallery Pavilion: feito em parceria com Álvaro Siza, em Londres, em 2005;
  • Estádio Municipal de Braga, Portugal, 2001;
  • Museu Casa das Histórias, Cascais, Portugal, 2006;
  • Casa em Cascais, Portugal, 2002;
  • Casa do Cinema, Porto, Portugal, 2006.

Outras dezenas de obras fazem parte do repertório do arquiteto Eduardo Souto de Moura, que segue em atividade para reinventar, ainda mais, o seu extenso e diversificado repertório criativo. Inspire-se nas ideias de Eduardo Souto de Moura e aprofunde o seu conhecimento nas inspirações artísticas da arquitetura!

Próximas campanhas