Edifício Copan

Edifício Copan

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEdifício Copan

O Edifício Copan é um dos prédios mais simbólicos e importantes da cidade de São Paulo. Famoso por suas curvas sinuosas e desenho arrojado, ele foi projetado por um dos maiores arquitetos do mundo, o brasileiro Oscar Niemeyer, e está localizado no centro da capital paulista, uma área de grande movimentação. Com 115 metros de altura e uma infinidade de apartamentos, o Copan também é o maior edifício residencial da América Latina!

Com tantos superlativos, o edifício Copan,  mais do que uma obra de referência em São Paulo, é reconhecido no mundo inteiro e merece ser apreciado por qualquer apaixonado por arquitetura e decoração. No Westwing, mais do que dicas de como cuidar da sua casa, você descobre mais sobre prédios, estilos e arquitetos que fizeram história ao redor do planeta. Fique ligado em nosso site para conferir nossas novidades diariamente!

Edifício Copan: História

O projeto inicial do edifício Copan foi criado por Oscar Niemeyer para as comemorações do IV Centenário da cidade. São Paulo, no inicio da década de 50, vivia um momento muito dinâmico, com crescimento espantoso, e o projeto visava acentuar isso com uma arquitetura grandiosa e moderna, posicionando a metrópole como uma cidade do futuro.

A obra do edifício Copan foi iniciada em 1952, porém foi interrompida varias vezes devido à irregularidades e à falência de seus bancos investidores, o que impediu que o edifício fosse concluído para o centenário da cidade, em 1954. As obras recomeçaram apenas em 1957, para serem totalmente finalizadas apenas nos anos 60. Porém, o resultado final ficou bem longe do que havia sido planejado originalmente.

Niemeyer e o Edifício Copan

O projeto de Oscar Niemeyer para o edifício Copan era muito mais grandioso do que o modelo que vemos hoje. Além do prédio residencial, o Copan teria inicialmente outro prédio, ainda maior, onde funcionaria um hotel com 600 apartamentos. Ambos os edifícios seriam ligados por meio de uma marquise, onde se encontrariam restaurantes, galerias, jardins suspensos e muito mais. Além de representar a cidade de “São Paulo moderna”, a intenção era que o edifício Copan atraísse muitos turistas para a capita paulista.

Devido a demora e problemas na realização do projeto, Niemeyer teve que se afastar para fazer outros trabalhos (como Brasília) e deixou a sua execução com Carlos Alberto Cerqueira Lemos. O arquiteto também não concordava com as alterações que empresas impuseram sobre suas ideias, então preferiu que outros cuidassem de sua obra.

Como resultado final, praticamente apenas a fachada do edifício Copan ficou inalterada e é verdadeiramente obra de Niemeyer, enquanto sua parte interior foi extremante remodelada.

Edifício Copan: Características

O edifício Copan possui números gigantescos. São 1160 apartamentos residenciais (dos quais 968 são quitinetes ou tem apenas um dormitório) distribuídos em seis blocos, sendo que cada um dos blocos possui entrada separada um do outro. No térreo, existe uma área comercial onde são encontradas cerca de 72 lojas e um cinema que funcionou apenas até 1986. Ainda existem dois subsolos, onde funciona um estacionamento com vaga para 221 carros. Atualmente, o edifico Copan tem cerca de dois mil habitantes!

O edifício é um marco na paisagem de São Paulo e seu formato de onda com chapas de concreto horizontais por toda sua fachada trazem alegria a qualquer apaixonado por arquitetura.

Próximas campanhas