Dossel Provençal

Dossel Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDossel Provençal

Imponente e com bons toques de luxo, o dossel foi um acessório amplamente usado durante os séculos XVIII e XIX para proteger as suntuosas camas da realeza. Anos depois, tornou-se comum vê-lo somente em filmes ou mesmo no décor de quartos infantis ou adultos que tinham por objetivo ter uma decoração mais refinada. Dentre os modelos hoje comercializados, o dossel provençal está entre os mais charmosos e que se adequam à proposta da peça.

Em geral, tudo na decoração que tenha um traço da Provença, antiga e graciosa região da França, transmite uma atmosfera delicada, simples e romântica. Por isso, são exatamente estas as características de um dossel provençal, objeto perfeito para um cenário majestoso e encantador. Se antes você não sabia se usava ou não uma peça deste tipo em seu dormitório, com o artigo do Westwing sobre dossel provençal não restará mais dúvidas! Confira e inspire-se!

O Dossel Provençal Infantil

De todos os modelos de dossel provençal hoje comercializados e aplicados na composição do décor, o infantil é o mais habitual. Isso porque é comum vê-lo protegendo diversos tipos de berço e mini cama de criança, detalhe que o faz ser mais conhecido como dossel para berço. Com ele, o quarto ganha um clima suave, além de aconchego e proteção.

Geralmente fabricado em madeira, MDF ou ferro em sua base e tecido de voil, nylon ou tule no mosqueteiro, o dossel provençal infantil conta com diferentes cores e acabamentos. As primeiras variam em branco, dourado e rosa, enquanto os detalhes ficam por conta de delicados bordados ou minúcias com formato de anjinhos, laços, coroas e minirrosas.

Decorar um quarto de menina com o dossel provençal é uma das partes mais prazerosas, visto que a peça é versátil e fácil de combinar. Uma dica valiosa é usar um dossel para berço com tecido totalmente branco e deixar a cor dos detalhes responsável por criar harmonia com o restante da decoração. Se eles forem rosa ou de tom pastel, por exemplo, invista em um berço provençal, adereços e enxoval com a mesma nuance.

Quartos de Casal com Dossel Provençal

Uma das características mais marcantes de um dormitório adulto que tenha o dossel provençal como peça decorativa é o romantismo, principalmente se o quarto em questão for de casal. Para ele, é possível optar por um dossel provençal de parede ou teto que, ao contrário do modelo infantil que é mais aplicado para proteger o bebê, será usado como complemento da cama.

Neste caso, a ideia é usar o dossel provençal para criar um cenário poético e aconchegante. Você pode optar por um modelo branco simples de teto e com apenas dois véus se o padrão desejado for clean, compondo o restante do décor com uma cabeceira alta de palha e papel de parede listrado. Já se o estilo proposto for mais clássico, invista em um dossel provençal dourado ou que cubra toda a cama, juntamente com uma cabeceira trabalhada em arabescos.

Aposte em nossas dicas e modelos de dossel provençal e tenha um quarto de rei ou rainha para você ou para seu pequeno!

Próximas campanhas