Dominó

Dominó

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDominó

Não há quem negue uma boa jogatina. É sempre prazeroso jogar com os amigos e a família, seja para salvar uma tarde tediosa de chuva ou para aproveitar o dia junto às pessoas queridas e se divertir com elas. Mas, entre tantas opções de jogos, às vezes fica difícil escolher um. Nessas horas o dominó é sempre uma boa opção. Ele agrada desde os mais jovens até os mais velhos.

O dominó é um jogo bastante antigo e tradicional, tanto que muitas vezes é passado de geração em geração o modo como se deve joga-lo. O Westwing, a fim de aguçar a sua curiosidade, fez este artigo especial sobre o jogo. Qual sua origem? Do que ele é feito? Existem outras versões de dominó? Continue a leitura e descubra tudo isso conosco. Seu olhar sobre o dominó não será mais o mesmo.

A Origem do Dominó

Ninguém sabe ao certo quando o dominó foi inventado e começou a ser jogado. Porém, a teoria mais aceita é a de que ele teria surgido na China entre as datas de 243 a 181 a.C., feito por um soldado chamado Hung Ming. Este suposto dominó chinês pode ter sido baseado no jogo de dados, pois ele possuía vinte e uma combinações possíveis, igual a quando estes últimos são lançados.

Outros indícios sobre a utilização do dominó são datadas muito depois, apenas no século XVIII, na Europa. Acredita-se que nas cortes italianas, mais precisamente as de Veneza e Nápoles, faziam uso desse jogo como passatempo. Nesta versão europeia existem sete peças a mais do que na chinesa, totalizando, portanto, vinte e oito peças.

De que Material é Feito o Dominó?

O jogo de dominó pode ser feito de diversos materiais, indo desde os mais simples até os mais requintados, agradando ao gosto de todos.

Nas versões mais simplórias, ele pode ser fabricado em papel cartão, o que o torna descartável, já que, devido ao manuseio, fica difícil reutiliza-lo; em diferentes tipos de metais, como o ferro, e em plástico.

Já as versões mais luxuosas do dominó são fabricadas em mármore. Granito e pedra-sabão são outras duas opções. Esses exemplares mais refinados vêm em caixas personalizadas, normalmente feitas de veludo, podendo ser expostas como um ponto de destaque na decoração.

Mahjong: Dominó mais Complexo

Não é com toda a certeza que se pode afirmar que o dominó “nasceu” na China, mas é possível dizer que ele serviu como base e modelo para um outro tipo de jogo nesta região: o mahjong.

Ele é composto por centro e quarenta e quatro peças, mas em lugar de números como no dominó tradicional, são utilizados naipes e suas subcategorias: Círculo, Bambu, Caracteres, Vento (Leste, Norte, Leste e Oeste), Dragões (Centro, Branco e Fortuna), Flores (Ameixa, Orquídea, Crisântemo e Bambu) e, por fim, Estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno).

O mahjong é jogado com quatro participantes e o objetivo é ficar atento ao posicionamento de suas peças e utilizar as que estão livres na configuração do jogo para formar pares e, assim, ir eliminando as pedras até acabarem.

Interesseou-se pelo dominó? Conheça outros tipos de jogos navegando pelo site do Westwing.

Próximas campanhas