Disposição de Mesa

Disposição de Mesa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDisposição de Mesa

Há uma série de regras de etiqueta aplicadas para a disposição de mesa, com sequencia de talheres, taças e louças definidas para demonstrar não apenas sofisticação, como também elegância em uma refeição. Com a infinidade de artigos colocados em cima do móvel para a degustação de pratos é normal sentir-se um pouco perdido. Vai participar ou realizar um jantar para uma ocasião especial e quer saber tudo sobre a disposição de mesa?

Essa página desenvolvida pelo Westwing é para te ajudar nessa missão. Nela procuramos apresentar informações, curiosidades e a ordem correta para arrumação da mesa naqueles momentos singulares. Aqui você saberá que a maior taça do jantar ou almoço, em geral a para água, deve seguir na frente das demais. Entenderá qual dos talheres precisa ser usado primeiro e como fazer uma pausa na mesa sem ter o prato retirado. Confira abaixo, informe-se e aproveite o que apresentamos a seguir!

A ordem na Disposição de Mesa

A composição correta para uma disposição de mesa ideal é ampla, porém simples de gravar. No topo do lado direito ficam todos os produtos para beber, ou seja, taças, copos e xícaras. A ordem é sempre do maior para o menor, e isso começa a valer no sentindo do centro para fora na disposição da mesa.

Ainda no lado direito, e abaixo das louças para beber, colocam-se todas as facas que serão utilizadas e por último, a colher para sopa. A ordem das facas é de acordo com a programação dos pratos. Que é sempre a mesma, pois começa com a salada, em seguida vem à faca para a refeição principal e depois a faca para peixe. Por último, a colher para sopa. Os pratos colocados ao centro seguem a mesma ordem em que são servidas as iguarias, portanto igual a sequencia determinada para as facas e talheres.

A ordem para a disposição de mesa continua com os talheres para sobremesa, itens disposto acima dos pratos. Um pouco acima deles e localizado no lado esquerdo fica o prato para pães ou manteiga e sua faca própria. Abaixo é o espaço destinado para os garfos, com a mesma ordem dada para as facas. Ao lado deles, mais para a esquerda, é o lugar reservado para o guardanapo.

Algumas regras na Disposição de Mesa

Além das normas para disposição de mesa, uma refeição mais formal conta com outras regras, essas relacionadas ao comportamento dos convidados. O atraso, por exemplo, é visto como descortesia pelos anfitriões, por isso, tente chegar no horário marcado no convite ou um pouco antes.

Não puxe muito a cadeira para debaixo da mesa a ponto do seu estômago encostar na borda do móvel e atrapalhar a disposição da mesa. O correto, de acordo com as normas de etiqueta, é que a borda do seu assento esteja na mesma linha da toalha de mesa.

Mais uma regrinha de etiqueta válida para disposição da mesa diz respeito à organização e decoração escolhida por quem promove a refeição. Não é indicado escolher nenhum artigo ou acessório como vasos, castiçais e adornos muito altos para montar a disposição da mesa. Nada que esconda um convidado de ver o rosto do outro.

A pausa na Disposição de Mesa

Em um jantar formal, cada prato é deixado na mesa por um tempo determinado para a degustação do convidado. Passado esse período ele é retirado para que se possa consumir a próxima iguaria. Quem precisa de mais tempo para apreciar a refeição, pode alertar os garçons de que não quer o prato retirado apenas com a correta disposição dos talheres. Nesse caso, deve-se colocar a faca e o garfo em posição de v invertido. A faca no lado direito e o garfo a esquerda.

Próximas campanhas