Design Sustentável

Design Sustentável

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDesign Sustentável

Você sabe o que é design sustentável? A construção de produtos e o desenvolvimento estratégias de uso consciente dos recursos naturais têm se tornado uma tendência e necessidade em todas as áreas. O design sustentável se baseia nos princípios de sustentabilidade social, econômica e ecológica para a concepção de produtos e soluções eficientes e benéficos à natureza.  

Quando o assunto é design de interiores, os princípios do design sustentável se refletem na escolha pelo uso consciente dos materiais e no aproveitamento máximo dos espaços. Aspectos como eficiência energética, reaproveitamento ou reciclagem de materiais e otimização do espaço são determinantes para a construção de ambientes baseados em sustentabilidade e design sustentável. Confira o conteúdo preparado pelo Westwing e entenda mais sobre o design sustentável e seus benefícios. Confira dicas simples de design de interiores para tornar a sua casa mais sustentável e eficiente.

Os princípios do design sustentável, muitas vezes chamado de design ecológico ou ecodesign, vêm se estabelecendo como tendência para o desenvolvimento de produtos, roupas, móveis e acessórios para o lar. A busca por um planeta mais sustentável vem ajudando a colocar no mercado uma ampla variedade de itens considerados ecológicos e eficientes.

Para os profissionais da área de design, a busca por soluções sustentáveis se reflete no planejamento de espaços e produtos que causam o mínimo de impacto ao meio ambiente. Para o consumidor, o design sustentável se baseia na escolha consciente de produtos e soluções para o dia a dia.

Dicas de Design Sustentável para a Casa

Que tal levar os princípios do design sustentável para a sua casa? Montar um espaço eficiente, belo e amigável ao meio ambiente nunca foi tão simples. Confira nossas dicas e adote medidas simples para tornar a decoração da sua casa mais sustentável:

1. Otimize o seu espaço! Utilize o seu espaço de maneira eficiente de modo a explorar o máximo do seu potencial natural. Janelas bem posicionadas facilitam o uso de luz natural. Acessórios como tapetes e cortinas contribuem com o isolamento térmico diminuindo o desperdício de recursos com climatização.

2. Escolha seus produtos de maneira consciente. Adote um sistema de reciclagem para sua casa e opte por adquirir produtos reciclados para tornar o seu lar mais sustentável. Sempre que possível, reaproveite objetos antigos em vez de descartá-los. Inspire-se com dicas de decoração com reciclados e dê vida a nova a sua casa.

3. Conheça opções de materiais ecológicos ou sustentáveis para móveis e estrutura da casa. Elementos como a madeira de demolição e o azulejo de demolição ou azulejo antigo são belos e também ajudam a preservar o meio ambiente. Cheque também opções de tintas e outros revestimentos ecológicos.

4. Invista em eficiência energética para uma iluminação mais bela e sustentável. Tente maximizar o aproveitamento da luz natural e minimizar a luz artificial. Opte por fontes econômicas onde há necessidade de iluminação artificial. Produtos como LEDs, lâmpadas halógenas e lâmpadas fluorescentes compactas economizam energia, duram mais e favorecem a sustentabilidade. Fontes de energia alternativa como a energia eólica e solar estão se tornando cada vez mais populares. Considere essas opções ao reformar ou construir sua casa.

5. Invista na reforma de móveis. Reutilizar seus móveis é uma maneira eficiente de tornar o seu lar mais sustentável e personalizado. Busque ideias de decoração para seus móveis antigos, customize, reaproveite partes para construir outras peças e tornar o seu ambiente mais original.

Mude o seu estilo de decoração. A decoração é uma forte aliada quando o assunto é design sustentável para o seu interior. Que tal investir em um estilo que privilegia móveis e acessórios usados, reciclados, antigos? Inspire-se e conheça mais sobre estilos para uma decoração sustentável como o vintage, retrô, rústico e boho.

 

Próximas campanhas