Design Pós Industrial

Design Pós Industrial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDesign Pós Industrial

A revolução digital veio para repaginar todas as vertentes – inclusive a decoração. Quando o design pós industrial surgiu houve uma revolução na forma em que eram criados os móveis e inserida a decoração de ambientes internos e externos. Naquele momento, o trabalho físico havia sido deixado de fora do primeiro plano, dando destaque ao campo das ideias: no design pós industrial ser criativo é a palavra-chave do sucesso.

O design pós industrial surgiu na época da Segunda Guerra Mundial, junto com a difusão de culturas e novas tecnologias – ampliando a criatividade, fluxo de ideias e conhecimento. O resultado? A mudança de uma era em diversas áreas. O Westwing te mostra ótimas dicas sobre o estilo de decoração do design pós industrial, para que você possa criar ambientes internos e externos carregados de história, estilo e bom gosto. Confira!

Design pós industrial: a mudança de uma era

As várias mudanças que o design pós industrial deixou marcas até hoje na hora de decorar casas, apartamentos e escritórios. Foi na escola Bauhaus, na Alemanha, que a arquitetura começou a inovar em seus projetos – contradizendo tudo o que era criado até então. Das curvas clássicas surgiram novos desenhos, linhas e cores projetados no ferro, concreto, vidro e muitos ângulos retos.

Dessa vontade de modificar o que antes era regra, surge Bauhaus, um movimento profisisonal de design que teve com filosofia “a forma segue a função”.  A escola existe até hoje, e continua carregando em sua essência que a vontade de mostrar que a funcionalidade pode sim ter um quê de beleza. Dentre os grandes nomes que revolucionaram o design pós industrial estão Marcel Breuer (criador da cadeira presidente),William Wagenfeld (fundador da escola), Ludiwig, Mies van Rohe, Walter Groupius e muitos outros. No Brasil, a tendência é utilizada pelos irmãos Campana (Humberto e Fernando Campana), que usam muito o conceito do design pós industrial na produção de cadeiras e poltronas.

Esses nomes criaram uma série de mobiliários e itens importantes que estão presentes até hoje no nosso dia a dia. A cadeira presidente e a cadeira Barcelona, mesas aninhadas, abajur, maçaneta e até o infusor de chá ainda carregam o design, cores e formas pensadas há décadas atrás, trazendo à tona um estilo de decoração especial.

Como usar o design pós industrial para decorar os ambientes

Se você quer trazer o estilo pós industrial para dentro de casa e modificar o estilo de decoração a regra principal é trazer aos ambientes a funcionalidade, mas sem abrir mão da beleza. Para começar, pense em criar um espaço que prime a organização: uma boa forma de fazer isso é traçar uma linha imaginária no cômodo que você deseja reproduzir este estilo e pensar na disposição dos móveis como se criassem linhas retas – como se criasse formas geométricas. Para ajudar, móveis de madeira coloridos ou de metal são ideais para finalizar o estilo.

E já que a ideia é fazer da decoração a mais funcional possível, livre-se do excesso de objetos que apenas têm a função de decorar. Para utilizados de um jeito mais minimalista, opte por nichos na parede e prateleiras embutidas, que tornam o espaço prático e muito versátil.

Já para escolher o tipo de material dos móveis, vá pelos principais utilizados na época: aço, concreto e vidro. Mesas de jantar de metal, prateleiras e a parede imitando concreto vão deixar o espaço ultra moderno e com a cara do estilo que você busca. Já para as cores, prefira tons neutros e cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Além de simplificar o momento da combinação de cores, você ainda dá toques especiais à decoração.

Próximas campanhas