Design Francês

Design Francês

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDesign Francês

Poucos países possuem uma tradição tão forte e reconhecida no design como a França. Foram muitos os designers que levaram inovação e criatividade para as variadas facetas do design, começando pelo design de moda e, claro, pelo design de interiores. Guiados por um incrível potencial artístico, os franceses utilizaram seu talento para fazer história no mobiliário e na decoração, chegando a criar um conceito próprio e muito repercutido ao redor do globo: o design francês.

O design francês é muito presente em nosso dia a dia, principalmente no que diz respeito à moda – o clássico vestidinho preto é obra de uma francesa e não há quem não tenha um no armário. No décor, ele é igualmente conhecido pelos mais antenados. Os nomes Philip Starck e Le Courbousier dizem alguma coisa? Que tal conhecer melhor esses dois expoentes do design francês? Confira o conteúdo de hoje do Westwing!

Philippe Starck: Criatividade, Subversão e Ousadia

Quem se interessa por design francês já ouviu falar, possivelmente, nesse verdadeiro expoente do design em geral. Philippe Stark nasceu em Paris e, desde muito jovem, trabalhou como arquiteto, designer de móveis e de produtos, sendo facilmente reconhecido por seu estilo inovador e singular.

Philippe Starck aprendeu com o pai que tudo deveria ser organizado de forma elegante com rigor. Assim o fez, com seu trabalho metódico e de extrema precisão, até ser descoberto, em 1983, pelo público, ao decorar as residências do Palácio Elysée. Hoje, possui projetos espalhadas em quase todas as vertentes do design, tornando-se referência quando o assunto é design francês. Subversão, drama, criatividade e inovação estão sempre presentes em suas obras, e sua produção gerou reconhecimento e ainda mais respeito ao já prestigiado design francês.

Algumas de suas obras mais conhecidas são o Hotel Delano, em Miami, o Hotel Teatriz, em Madrid, e o Hotel Faena, em Buenos Aires, todos com decoração característica do design francês e a personalidade do seu criador expressa em mobiliários e materiais selecionados. Entre os trabalhos mais conhecidos, em mobílias, destaca-se a icônica cadeira Louis Ghost, que inovou o design francês clássico com uma pitada de contestação e ousadia.

Le Corbusier: Protagonista do Mobiliário

Le Corbusier foi o pseudônimo escolhido pelo arquiteto e designer Charles-Edouard Jeanneret-Gris, outro nome importante do design francês. Suíço de berço, foi na França que passou a maior parte de sua vida, sendo naturalizado francês e referência na arquitetura e design do país.

Apesar de ter trabalhado muitos anos como arquiteto, Le Corbusier é uma clara referência no design francês por sua importante contribuição para a história do mobiliário. Foi ele quem criou o chamado Modulor, um sistema de medidas e proporções que foi muito utilizado como referência no design de interiores e de móveis residencial, sendo uma forma de pioneirismo das normas de ergonomia.

Como criador de móveis, Le Corbusier alcançou protagonismo no design francês ao lançar, na exposição de Paris de 1925, sua coleção de móveis elegantes para a empresa, Thonet Frères. Junto a outros designers, também criou peças icônicas do design francês de móveis, conhecidas pela presença de aço cromado e couro em uma dupla de inigualável classe. Inspire-se no design francês com o Westwing!

Próximas campanhas