Descamador

Descamador

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDescamador

O peixe é um alimento extremamente nutritivo e que figura na gastronomia em diferentes pratos, com sabor e versatilidade. Até o seu consumo cru tem ganhado cada vez mais admiradores, com a crescente fama da culinária oriental. Mas, com essa quantidade variada de receitas que levam peixe, nem sempre é fácil preparar refeições com ele. E é aí que chegam utensílios como o descamador, altamente prático e o cúmplice perfeito para que seu desempenho na cozinha não se torne uma decepção

O descamador de peixe previne contra incidentes, já que evita o contato direto com as escamas, tipos de ossinhos afiados que servem para a proteção das espécies. Além disso, a peça contribui com a arte de cozinhar elaborando pratos com a apresentação ideal. O Westwing sabe o prazer que isso proporciona e, por esta razão, também procura ajudá-lo na preparação de uma boa mesa com o uso de apetrechos, como o descamador. Veja!  

OS DIFERENTES TIPOS DE DESCAMADOR

Para uso doméstico ou até mesmo profissional, o tipo de descamador (também conhecido por escamador) mais encontrado é o manual. Seus materiais variam entre aço inoxidável, aço temperado, alumínio, chapa galvanizada, polietileno e polipropileno (plásticos). Os modelos mais comuns de descamador de peixes manual são aqueles com formato de faca, em que o cabo geralmente é de plástico, aço ou madeira e a lâmina de aço com “dentes de serra” para a retirada das escamas. Existem, ainda, os descamadores projetados com cerdas de alumínio – parecidos com escovas de cabelo – próprias para que o peixe não seja “machucado” e para que as escamas não saltem. Mas, se a preferência é por um escamador que, além de prático como o manual, não requer habilidade alguma, o descamador elétrico é o mais indicado. Ele também é portátil, mas as diferenças ficam por conta de sua alça de borracha, da higiene ainda maior (o contato com o peixe é reduzido) e de sua lâmina de metal, que gira em movimentos rotativos.

O DESCAMADOR COMO SEU ALIADO!

Sim, ele se torna um verdadeiro ajudante na cozinha, mas desde que utilizado com cuidado e técnicas simples de manuseio e manutenção. A primeira dica para o uso correto do descamador é apoiar o peixe em uma tábua de corte, envolver o rabo do animal com uma toalha de papel para proteção da mão e segurar firme para a retirada das escamas, no sentido contrário ao de seu crescimento. Para a conservação do descamador de aço ou alumínio, é aconselhado apenas o uso de sabão neutro e água e nunca de materiais abrasivos. Descamadores de plástico podem ser lavados normalmente, com esponja. Para os escamadores com cabo de madeira, a indicação é que sequem totalmente antes de serem guardados.

Próximas campanhas