Decoração Xadrez

Decoração Xadrez

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Xadrez

O xadrez é um clássico. A estampa está em voga desde a época dos antigos celtas, sendo presente hoje na vestimenta de homens e mulheres. Como a moda e a decoração caminham juntas, os designers de interiores encontraram diversas formas de também usar a padronagem em tecidos decorativos. Atualmente, a decoração xadrez saiu do mundo têxtil e está presente na estampa de acessórios decorativos, utensílios, móveis, paredes, entre outros.

Uma decoração xadrez dá um toque de sofisticação para o ambiente. A estampa, que costumava remeter ao inverno por causa das padronagens feitas em lã, agora é feita em diversos tecidos leves e podem ser usadas em qualquer estação do ano em todos os cômodos. Veja informações sobre a história da estampa e aprenda a diferenciar as ilustrações e a decorar seus cômodos. Saiba tudo sobre os xadrezes com o Westwing!

A origem do Xadrez

As estampas geométricas fazem parte da história humana. No mundo ocidental, a origem do xadrez é provavelmente anterior à Idade do Ferro, ou seja, a estampa pode ter surgido antes do ano 700 antes de Cristo. Apesar da associação da estampa xadrez ser geralmente feita com os escoceses, acredita-se que a criação da padronagem seja feita pelos Celtas. Pesquisas arqueológicas descobriram entre os objetos históricos do povo, tecidos de lã xadrez em forma de losango.

Tipos de Decoração Xadrez

Existem diversos tipos de xadrez. Saiba sobre a origem de cada um e aprenda a diferenciá-los para fazer uma decoração xadrez ainda mais bonita.

Burberry: Criada pela grife britânica Burberry, a estampa existe desde 1920. Inicialmente, o xadrez em bege, preto, vermelho e branco era utilizado em forros de casacos trench coat. A padronagem virou ícone da moda e atualmente pode ser encontrada em bolsas, blusas, vestidos, saias e está presente também na decoração xadrez. Em casa, experimente usá-la em almofadas de salas clássicas ou mantas em quartos rústicos. O Burberry também pode aparecer em uma decoração xadrez de casamento. Dê toques em guardanapos, toalhas e anéis de guardanapo. Combinam bem com flores vermelhas e brancas.

Tartan: A palavra, que significa ‘’tecido de lã leve’’, denomina um tipo de xadrez originário da Escócia no século XVII. No começo, essa estampa era usada para identificar clãs escoceses. Embora o tartan mais conhecido seja predominantemente vermelho, existem milhares de variações de cores. Ele costuma ser associado com o inverno e aparecer na decoração xadrez em mantas e cobertores. Em tecidos leves pode revestir sofás e poltronas ou ser usados em forma de cortinas, lençóis, almofadas, entre outros. A padronagem também aparece em louças, bandejas e vasos.

Madras: Os indianos, inspirados nos trabalhos artesanais de patchwork criaram essa estampa que geralmente está presente em tecidos leves. É comum ser visto nas araras na época de primavera-verão, em cores suaves. Na decoração xadrez, a padronagem ilustra roupas de cama, cortinas, almofadas, louças e luminárias. Guardanapos e toalhas em Madra podem ser um belo pano de fundo para uma festa ao ar livre ou um piquenique.

Vichy: Feito em quadrados pequenos, esse xadrez é famoso pelas toalhas de piquenique. Queridinha das pin ups e muito em voga nos anos 50, na moda, esta estampa costuma ser relacionada ao visual retrô. Na decoração xadrez, a padronagem é um clássico dos estilos country, mas pode aparecer em outros tipos de composição, como Cottage, Boho, Shabby Chic e até Colonial.

Príncipe de Gales: Originária da Escócia, do século XIX, a estampa foi popularizada por Edward VIII, o Príncipe de Gales. Comum em alfaiataria, é geralmente produzida em cores sóbrias. Pode ilustrar a decoração xadrez em casas clássicas podendo aparecer em estofados, almofadas e roupas de cama. Em escritórios e salas masculinas, confere elegância e sofisticação.

Argyle: A estampa em losangos é comum em suéteres, coletes e meias. Inicialmente, era feita em tons sóbrios, como bege, marrom, branco e preto. Atualmente, é possível encontrar a padronagem em cores cítricas e fortes. Na decoração xadrez está muito presente em almofadas, mas pode estampar colchas e mantas também.

Buffalo Check: É uma variação da estampa Vichy, em preto e vermelho com quadrados maiores. Muito comum em roupas de flanela, está sempre sendo relacionada com lenhadores. Nas casas, é muito popular em cobertores e mantas. Pode ser usado também em cortinas, estofados, louças, entre outros.

Pied-de-Pole e Pied-de-Coq: Em francês, significa pé de galinha e pé de galo, figuras que inspiram a padronagem. Geralmente feita em preto e branco, deve a sua popularização a Coco Chanel. Na decoração xadrez pode aparecer em todos os lugares, devido a suas cores neutras. É comum ver a estampa em poltronas, paredes, abajures, almofadas, roupas de cama, móveis, entre outros.

A decoração xadrez nunca sai de moda e pode ser usada em qualquer tipo de ambiente. Escolha o seu tipo preferido e traga um pouco dessa estampa para a sua casa.

Próximas campanhas