Decoração Vitoriana

Decoração Vitoriana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Vitoriana

A luxuosa decoração vitoriana surgiu na Inglaterra, em meados do século XIX, durante o reinado da rainha Victoria. Por conta de sua admiração excessiva por ornamentos e peças raras, um ambiente inspirado nesse estilo é carregado de móveis e enfeites – de fato, foi uma época de muita elegância e beleza. Cores fortes e móveis repletos de detalhes minuciosos, principalmente as patas curvas, são características típicas de uma decoração vitoriana – chique e exuberante.

O Westwing também preza por produtos raros, únicos e autênticos que esbanjam glamour e autenticidade. Os apaixonados pela decoração vitoriana fazem questão de adquirir peças de colecionadores, que dão um ar mais ímpar ainda para a sua casa, mas nós selecionamos as melhores dicas para você elaborar um ambiente nesse estilo. Aprenda a criar combinações vitorianas e se sinta como uma rainha em seu lar!

Decoração vitoriana: dos castelos para a sua casa

A rainha Victoria fez questão de decorar o seu palácio com muitos móveis de madeira e objetos. Na época, ainda não existia a luz elétrica, portanto os ambientes eram escuros e pareciam carregados de tanta informação. Hoje em dia, é possível criar uma decoração vitoriana sem que a sua casa fique excessivamente carregada. Para isso, disponha de lustres e pendentes – mas escolha aqueles que possuem a maior quantidade de enfeites.

decoração vitoriana

Produza ambientes de rainha

Para criar uma decoração vitoriana são necessários muitos móveis de madeira, principalmente mogno e nogueira, bastante elaborados nos detalhes, combinados com as cores clássicas desse estilo: verde, vermelho, mostarda, púrpura e azul. Porém, muito cuidado! Combine essas cores com ponderação para que o ambiente não se torne cansativo. Você pode também optar por cores mais suaves, mas que reproduzam tecidos típicos da decoração vitoriana – florais, em sua maioria.

A maior e mais evidente característica desse estilo são mesas e sofás com as patas curvas – a rainha gostava tanto de ornamentos que até nos pés dos móveis fazia questão! Para dar destaque à mobília, aposte em almofadas que contenham detalhes femininos, como laços, contas e tecidos bordados, em veludo de preferência.

Nas paredes do palácio

Uma decoração vitoriana completa conta com muitos elementos até nas paredes. Papéis de parede floridos e molduras no teto e no piso com cores claras são detalhes que simbolizam bastante esse estilo. É possível conquistar o mesmo efeito também pendurando pinturas. As favoritas da época eram aquelas com crianças e membros da família. Dê preferência para aquelas que possuem as principais cores da época predominantes. As molduras dos quadros, de madeira ou douradas, também devem ser enfeitadas.

Nas janelas, aposte em cortinas de veludo ou seda com cores pesadas e profundas, como vermelho, verde ou dourado. Para que ela fique no lugar, utilize borlas e cordões. A renda também é um detalhe bem característico da decoração vitoriana, além de, quando colocado sob a cortina, proporcionar a privacidade desejada durante o dia.

Decoração vitoriana: caminhe com elegância

Com tantos enfeites, é claro que a decoração vitoriana não ia deixar de lado cada detalhe do ambiente – nem mesmo o chão! Opte por pisos de madeira ou carpete para um cenário vitoriano pleno. Os tapetes antigos bem elaborados e desenhados são peças chave para esse estilo. No entanto, se você possui um ambiente pequeno e quer uma decoração vitoriana, escolha uma estampa base para os tapetes ou para as paredes e adicione ao restante do espaço veludos lisos e móveis típicos da decoração vitoriana.

Próximas campanhas