Decoração Russa

Decoração Russa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Russa

Quando se trata de estilo e decoração, os russos tem um senso próprio e super original, principalmente se o compararmos em relação ao restante da Europa. O estilo de decoração russa é uma grande mistura e pode ser descrito de muitas formas, indo desde a pitoresca até algo extravagante e elegante. Porém, conforme o tempo foi passando, o que mais prevaleceu foram os tecidos ricos em bordados e cores fortes.

Se você nunca ouviu falar ou parou para reparar no detalhes e adornos de uma decoração russa, então provavelmente irá se apaixonar. Isso poorque, apesar do longo período de baixas temperaturas no país, a decoração russa é alegre, autêntica e aconchegante. O Westwing vai te contar mais sobre o estilo de decoração russa e as suas principais características e inspirações para você ousar um pouco e incorporar no seu ambiente este estilo super vivo!

Características da Decoração Russa

Durante séculos, o material de construção mais usado na decoração russa era madeira. O russos possuem uma decoração com muitas texturas e informações nos objetos, por isso gostam de brincar com as cores nos detalhes e com papéis de paredes, mas com a base da casa mais neutra. O estilo de decoração russa traz muitas referências da moda: bordados feitos à mão, rendas, golas de pele, chapéus “kubanka” – que também tem pelos para aquecer no frio – e exagero nos acessórios.

Decoração Russa: Itens Essenciais

Conheça alguns itens que não podem faltar na hora de incorporar a decoração russa na sua casa:

  1. Cores: quando o assunto é cor na decoração, ninguém melhor do que nós, brasileiros, para abraçar essa ideia. As cores trazem alegria, aconchego e dão um toque descontraído no lar.
  2. Boneca matrioska: para ter uma casa com um toque da decoração russa é quase obrigatório ter as bonecas matrioskas. Elas são as famosas bonecas russas que uns afirmam que foram inspiradas nas bonecas que já existiam no Japão e são muito usadas como objeto decorativo. São feitas, no geral, de madeira, mas hoje também é possível encontrar lindas almofadas estampadas, tapetes e adesivos de parede com as bonecas russas.
  3. Bordados: os bordados são um clássico nos xales russos e são feitos em grande parte das vezes artesanalmente. Você pode encontrar este tipo de trabalho em colchas para sofá, almofadas e tapetes, que, aliás, é outro item que não pode ficar de fora. Por causa do clima frio, tapetes pesados no estilo turco e persa, estão presentes na decoração russa.
  4. Elegância: a decoração russa é uma incrível mistura de aconchego com elegância. Papéis de parede florais, com tons neutros no sofá e almofadas com pelos e pinturas russas. A decoração russa, “à la russe”, pode ser resumida na elegância dos detalhes e na simplicidade.
  5. Artesanato russo: o trabalho artístico e manual russo é tradicional e um dos mais antigos do mundo. Palekh são objetos pintados à mão e produzidos com papel machê em caixinhas e cigarreiras. Khokhloma é uma técnica de pintura na madeira que usa tons que remetem ao ouro e que faz aparentar ser de metal. Gzhel é um estilo de cerâmica famosíssimo russo e que são pintados em tons de azul ou vermelho em sopeiras, já que é um dos pratos mais tradicionais russos.

Deu para se inspirar? A decoração russa é harmoniosa e autêntica. Você pode ousar com cores vibrantes e diferentes texturas sem medo, pois elas trarão uma sensação de extrema personalidade e alegria para o seu lar.

Próximas campanhas