Decoração Rococó

Decoração Rococó

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Rococó

A decoração rococó pode ser entendida como um desdobramento do barroco. Porém, não são tão parecidas assim! O estilo rococó continua carregado de exageros bem planejados e na medida certa, mas as cores não são mais tão vibrantes e chamativas como podemos observar em uma decoração barroca. A decoração rococó deixa qualquer ambiente mais suave e é perfeita para as pessoas que amam uma decoração delicada e, ao mesmo tempo, requintada.

O Westwing sabe que para decorar uma casa de maneira elegante e moderna, é necessário certo equilíbrio. E justamente a decoração rococó é ideal para você mesclar estampas e ornamentos, móveis e decoração, sem deixar o espaço carregado demais – pelo contrário, o resultado é um visual aconchegante e fino. Confira aqui as dicas que nós preparamos especialmente para você!

Origens da decoração rococó

O estilo surgiu em meados do século XVIII, na França, conquistando toda a Europa com seus ornamentos e aspectos herdados do barroco, porém um pouco mais exagerado nos detalhes. Da mesma maneira, a decoração rococó é carregada de elegância e exuberância, sendo composta, principalmente, por tons pastéis e nuances de dourado. Os detalhes é que fazem toda a diferença na composição: pode abusar de laços, conchas e flores. Mas tome cuidado, a decoração é bastante elaborada, porém não deve cair no excesso! Sua teatralidade refinada pode ser alcançada através do vasto uso de janelas nos ambientes.

Não confunda estilo barroco com decoração rococó

A decoração rococó pode ser caracterizada por conter cores mais suaves do que no caso de uma decoração barroca – na qual as cores fortes são marca registrada. Da mesma maneira em que o barroco exagera em linhas retorcidas, no rococó os ornamentos ficam mais leves e delicados – um toque de elegância a mais. Na decoração rococó é mais comum encontrarmos salas e salões em formato oval, com espelhos e paredes pintadas com cores suaves. Com a criação da porcelana, estatuetas decorativas que reproduzem temas mitológicos, por exemplo, também se tornaram peças-chave para uma decoração inspirada no rococó.

Decoração Rococó

Recriando uma decoração rococó na sua casa

O visual pode ser considerado antigo cronologicamente, no entanto, continua sendo tendência entre os espíritos mais chiques e modernos. É possível fazer um resgate de elementos utilizados na decoração rococó e complementar com acessórios mais contemporâneos, fazendo com que ornem de maneira harmônica e única. O glamour que exala desse tipo de decoração é que faz com que qualquer pessoa ligada nas tendências faça questão de mergulhar nesse estilo.

Como mesclar o moderno com a decoração rococó

Tendo em vista que a decoração rococó foi criada a partir da decoração inspirada no estilo barroco, invista em molduras, lustres e castiçais com pintura ou materiais envelhecidos – ou então antigos de verdade, passados de geração em geração. Na hora de escolher os móveis, dê preferência para camas com cabeceiras repletas de adornos e penteadeiras, totalmente características da época em que a decoração rococó surgiu. Você pode também optar por peças em que muitos designers contemporâneos estão desenvolvendo inspirados por referências visuais da decoração rococó. É assim que combinar o novo com o velho dá muito certo: conciliar móveis modernos com objetos antigos de decoração rococó dá origem a um ambiente charmoso e aconchegante.

Próximas campanhas