Decoração Monocromática

Decoração Monocromática

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Monocromática

Para as pessoas que não se sentem confortáveis com muita variação de cor nos ambientes de sua casa, a decoração monocromática é uma opção mais básica e certa para quem não quer deixar de adicionar um colorido a sua moradia. A decoração monocromática pode compor para um estilo neutro, adicionando uma cor base menos chamativa ou usando a cor em menos detalhes do cômodo, ou para um estilo vibrante, usando cor em maior parte do ambiente.

Aproveite as dicas do Westwing para criar uma decoração monocromática dentro de casa, seguindo as observações sobre como esse estilo é feito, como escolher as cores que serão usadas e o que cada uma transmite ao seu cômodo. Desse jeito você terá uma casa elegante e moderna, sem deixar de ter a sua cara, com as cores ideais para cada um dos seus cômodos.

O que é a decoração monocromática

A combinação monocromática é feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático e criada combinada com as variações de tons dentro da mesma cor principal, que variam ao adicionar preto a cor base ou branco, criando tonalidades da mesma cor mais claras ou mais escuras. A decoração monocromática pode ser complementada com tons neutros como preto, bege, cinza e branco, podendo ser feita, inclusive, apenas com esses tons neutros, como usando branco em toda a decoração monocromática, ou com tons de cinza. A decoração monocromática é ideal para que não se sente confortável com muitas combinações de cor, mas também compõem para um ambiente elegante e moderno.

Escolhendo as cores

O primeiro passo para criar uma decoração monocromática é escolher uma cor base e a partir dai variar as suas tonalidades em diferentes elementos de sua decoração. A cor escolhida deve combinar como o estilo de seu cômodo e com os gostos do dono da casa.  Também é importante que a cor não brigue com o seu estilo, ou seja, se você gostar de cores suaves, escolhas tons neutros também. Se gostar de cores chamativas, aposte em colorações vibrantes. A mesma coisa vale na hora de criar a decoração monocromática, se você ainda se sente inseguro com cores, opte por colocar o tom escolhido em detalhes menores ao invés de encher o cômodo em tons de rosa, por exemplo.

Significado das cores

Cada cor na decoração monocromática é capaz de produzir uma atmosfera diferente no ambiente, por isso são usadas inclusive como tratamento, chamado de cromoterapia. Aqui estão algumas sensações e significados que cada cor traz para o nosso lar.

  1. O laranja é responsável por criar um ambiente cheio de energia e otimismo, por isso costuma ser muito usado em salas e cozinhas.
  2. O vermelho significa paixão, amor e arte, sendo muito comumente usado em quartos e banheiros.
  3. O rosa remete á um ar feminino, estiloso e delicado, combinando com o climas que desejamos nos quartos.
  4. O amarelo, remetendo ao Sol, traz sensação de diversão e alegria. Pode ser usado em quartos e salas de estar, onde se quer ficar com a família e amigos.
  5. O verde traz frescor ao ambiente e age muito bem para relaxar, tendo propriedades calmantes vindas do ar de natureza. Pode ser usado em salas de estar e banheiros.
  6. O roxo cria um ambiente propício a criatividade, considere usá-lo em escritórios ou salas de estudo.
  7. O azul proporciona tranquilidade, pois remete à calma, paz e harmonia. Funciona em quartos, onde tudo o que desejamos é relaxar e dormir tranquilamente.

Próximas campanhas