Decoração Japonesa

Decoração Japonesa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Japonesa

Fora do Japão, o Brasil é o lugar com maior concentração de japoneses do mundo. Na cidade de São Paulo, inclusive, há o bairro da Liberdade, destinado a esses imigrantes e toda sua rica cultura. Diariamente, centenas de pessoas visitam a região para conhecer um pouco mais dos costumes desse povo. Mas você não precisa sair de casa para ter o Japão mais próximo de si. Com uma decoração japonesa em casa, o oriente estará logo no cômodo ao lado.

O Westwing, a maior loja virtual de casa e decoração do Brasil, está sempre buscando por novas ideias que façam com que você se inspire cada vez mais. Por isso, trouxemos diversas dicas sobre a decoração japonesa, o que faz parte dela, como monta-la, entre outras sugestões, para que o décor do seu lar seja composto de maneira perfeita. Confira!

O que Preciso Saber sobre Decoração Japonesa?

Minimalismo e essencialidade. Essas são duas palavras fundamentais sobre a decoração japonesa. Nela não existirão peças supérfluas, pois o objetivo é ser simples, funcional e, ao mesmo tempo, belo e elegante. Esse estilo decorativo é mais sóbrio e valoriza a luz natural do ambiente, assim como a presença de materiais naturais, como madeira, bambu e pedras.

Na decoração japonesa cores muito exuberantes não se encaixam. A coloração do ambiente fica por conta de três tonalidades, principalmente: vermelho, branco e preto. Sua mescla com o marrom e bege também é comum e adequada.

Por sua vez, plantas são bem-vindas na decoração japonesa. A dica é cultivar um bonsai, que é uma pequena árvore típica dessa cultura. Pequenos jardins de hortaliças são outra ótima opção.

Decoração Japonesa

O Papel na Decoração Japonesa

O papel nem sempre é o material protagonista de uma composição. Muitas vezes o plástico, o vidro, o metal, a cerâmica, entre outros, são bem mais lembrados. Porém, na decoração japonesa há bastante espaço para o papel e sua delicadeza.

O maior exemplo disso são os origamis. Eles são representações de diversos objetos, animais e plantas feitas apenas com dobraduras no papel. Devido ao seu aspecto sutil, os origamis são uma forma excelente de deixar o décor com um toque suave e gracioso. Os modelos mais comuns são os de tsuru que, conforme a lenda, são os pássaros mais antigos da Terra e que podem viver por mais de um século. Assim, eles são a representação da longevidade e paz.

Mas não é só para fazer origamis que o papel pode ser utilizado na decoração japonesa. A moda atual são os washi tapes. Eles são fitas coloridas e enfeitadas feitas com papel de arroz e que levam a sua imaginação ao infinito e além. Com washi tapes é possível decorar a superfície de diversos objetos, como cúpulas de abajur e garrafas; cobrir e reformar móveis, e fazer um mural de fotos criativo e diferente.

Móveis na Decoração Japonesa

Na hora de planejar a decoração japonesa da sua casa não se esqueça de monta-la com móveis mais baixos. As mesas e as camas têm pequenos pés que as deixam quase no nível do chão. Além disso, elas são fabricadas em madeira ou em bambu, garantindo o tom mais neutro desse estilo. Para deixar a decoração japonesa confortável, invista em futons, que são um tipo de colchão revestido com muito algodão, tornando-o aconchegante. Eles devem ser colocados sobre o tatame que vai sob a mesa, acomodando as pessoas que ali se sentarão para fazer uma refeição. Almofadas é outra alternativa válida para esse caso.

A decoração japonesa possui um design clean, sofisticado e elegante, onde o menos é mais. Navegue no site do Westwing e veja mais dicas para a sua casa.

 

Próximas campanhas