Decoração Indiana

Decoração Indiana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Indiana

Quem nunca se encantou com a beleza e exotismo da cultura oriental? A variedade de elementos presentes na decoração indiana inspira e estimula os nossos sentidos evocando uma atmosfera de mistério e fascínio. Para que você possa conhecer maiores detalhes sobre a tendência, apresentamos abaixo um conteúdo especialmente produzido para te inspirar, informar e guiar na hora de montar uma decoração indiana!  

Mergulhe nas cores, aromas e criatividade dessa tendência repleta de brilho, originalidade e capricho.  É fácil se perder em meio a tantos detalhes como móveis exóticos, enfeites em forma de animais, incensos, mantas coloridas, velas e flores que costumam fazer parte da decoração indiana. Em busca de inspiração para dar um toque indiano a sua casa ou celebração de casamento? Confira a exclusiva coleção de móveis e produtos indianos do Westwing e prepara-se para levar esse charme para a composição da sua casa!

Decoração indiana para todos os estilos

Quase todo mundo já teve a oportunidade de apreciar um pouco da decoração indiana através de um filme, novela ou série inspirado na Índia. O estilo indiano de decoração ganhou popularidade no mundo inteiro a partir dos anos 1960 com a explosão do movimento hippie e da cultura alternativa.

Muito longe de ser uma moda passageira, o estilo indiano conquistou um grande número de adeptos e fez sua marca no mundo da decoração. Na verdade, devido à sua riqueza em detalhes e beleza exótica, a decoração indiana ganhou status próprio, além de influenciar diretamente diversos outros estilos.

Dicas de decoração indiana

Apesar de parecer exótica e complexa a primeira vista, a decoração indiana é produto da combinação de elementos simples e naturais. Sendo assim, o estilo indiano está ao alcance de qualquer pessoa em busca de um toque diferente para o seu ambiente.

Confira algumas dicas simples de decoração indiana para a sua casa ou cômodo:

  1. Abuse das mantas coloridas. As cores vermelho, marrom e terra estão muito presentes nas casas e ruas indianas. As mantas podem ser usadas para cobrir camas, sofás, poltronas, mesas e outros móveis.
  2. Apague a luz, acenda velas. A vela é amplamente utilizada na Índia, país conhecido por sua atmosfera mística e religiosa. Utilize velas decorativas para trazer a atmosfera indiana para dentro da sua casa. Opte por castiçais em prata ou bronze ou velas flutuantes instaladas em recipientes de vidro transparente nas esquinas dos cômodos.
  3. Cheiro de Índia no ar. Use e abuse dos incensos. O produto é cara da Índia e ainda ajuda a manter um clima agradável dentro de casa. Escolha o incenso com o aroma de sua preferência e queime-o em porta incensos de madeira, metal e prata.
  4. Abuse das flores. As flores são amplamente utilizadas na Índia como forma de reverenciar os deuses. Assim, elas estão sempre presentes nos altares e nas casas dos indianos. Utilize vasos prateados ou dourados e instale-os em um canto ou esquina dos cômodo. Se possível, dê preferência a flores exóticas e típicas como o Lótus.
  5. Monte um pequeno altar. Independente de opção religiosa, todo mundo pode ter em casa um espaço exclusivo dedicado à recuperação do equilíbrio e recarregamento das baterias. Separe um canto da sua casa para essa função. Utilize tapetes e almofadas coloridas e confortáveis. Nesse local você pode colocar os objetos de sua preferência como obras de arte, vasos com flores e fotografias.
  6. Cuidado com os exageros. É fácil se perder nos detalhes quando a assunto é decoração no estilo indiano. Você não precisa encher sua casa de enfeites ou fazer uma viagem a Índia para comprar objetos para dar um toque indiano ao seu ambiente. É importante ter cuidado na hora de escolher e posicionar os elementos de decoração. Um ambiente com um número muito grande de enfeites, objetos e móveis pode trazer um efeito contrário ao esperado.

A Índia e sua cultura milenar é tema recorrente no mundo das artes visuais. Assim, não faltam opções quando o assunto é inspiração para uma decoração baseada nesse país. No Brasil, a novela Caminho das Índias, de Glória Perez, é o exemplo mais recente de obra baseada no país oriental. Para os aficionados por cinema, vale a pena conferir o filme Kama Sutra, dirigido pela cineasta indiana Mira Nair. A obra de 1996 retrata em detalhes o cotidiano de uma corte indiana do século XVI revelando os muitos aspectos da decoração indiana.

Próximas campanhas