Decoração Hindu

Decoração Hindu

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Hindu

A inspiração nas filosofias e religiões orientais são tendência no ocidente, hoje em dia, porque a busca pela paz interna é incessante, e não mal nenhum em encontrá-las em outras partes do mundo, se assim for. Por conta disso, muitos acabam por exteriorizar o seu estilo e personalidade, cuja essência vai de encontro com o budismo ou o hinduísmo, por exemplo, culminando nos caprichos e inspirações mais relaxantes e pacíficas com a decoração hindu.

O estilo decorativo se inspira livremente na religião hindu, bem como na originalidade e no exotismo caprichoso da cultura indiana, berço dessa religião oriental. Trata-se de uma mistura de cores vívidas, que vibram com as suas emoções e as sensações que o ambiente pode transmitir, bem como em um misto de tranquilidade e conforto, que se mistura em almofadas, tapetes e incensos, entre outros. Inspire-se nas dicas do Westwing sobre a exótica beleza da decoração hindu!

Características da Decoração Hindu

A decoração hindu conta com particularidades que, atualmente, já fazem parte do estilo étnico na composição de ambientes. Mas, por vir inspirada, inicialmente, na religião hinduísta, ela conta com toda a base exteriorizada da religião predominante na Índia.

Assim, é comum ter as representações decorativas em salas de estar e de jantar ou em quartos e ambientes externos, a predominância do vermelho, que se traduz fortemente em alegria e na paixão, do dourado, que é a representação mais clara para a fortuna (tanto material quanto traduzida em realizações pessoais) e no preto e castanho, principalmente, que costumam estampar grande parte da mobília da decoração hindu.

Para compor os ambientes internos, a decoração hindu faz grande uso de uma série de objetos característicos da cultura do país, em um misto pontual entre elegância e praticidade. Assim, é comum ver almofadas e mantas espalhadas pelos cômodos. Cetim e seda indiana costumam ser os materiais mais utilizados para elas, que garantem graciosidade e serenidade em salas de meditação ou nos quartos.

Os tapetes, igualmente, têm papel fundamental na decoração hindu. Na Índia, além do piso, tapetes adornam as paredes, fazendo uso de algo comum na decoração étnica, principalmente na decoração africana, que também usa e abusa das estampas de animais. E os baús podem trazer mais objetividade e maneiras diferentes e organizar e decorar ambientes, garantindo um estilo rústico às composições do seu lar.

Velas, incensos, mandalas e vasos coloridos complementam a decoração hindu por toda a casa. O aconchego e a paz interna são influenciados fortemente por esses elementos.

Os Deuses na Decoração Hindu

A representação da religião, na decoração hindu, é inspirada nas imagens dos muitos deuses que fazem parte do hinduísmo. Abaixo, listamos alguns, que estão presentes na decoração hindu:

Elefante: sagrado para os indianos, traduz sabedoria e costuma ser exposto nos lares para trazer sorte às famílias que ali vivem.

Ganesha: a divindade é venerada e o uso de sua imagem nos lares visa transmitir mais alegria e prosperidade para a casa.

Shiva: trata-se de uma das imagens mais utilizadas, na decoração hindu, visando a paz no interior do lar, bem como figura de grande veneração na religião hinduísta.

Inspire-se na paz e conforto da decoração hindu e eleve o lar aos caprichos de relaxamento difíceis de se encontrar, hoje em dia.

Próximas campanhas