Decoração Gótica

Decoração Gótica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Gótica

A arquitetura gótica, assim como a decoração gótica é encontrada principalmente nos monumentos de cunho religioso. Porém, é também possível encontrar referências a este movimento em construções civis, universidades, residências e outros ambientes cuja decoração gótica é atração à parte. Um exemplo conhecidíssimo é Notre Dame, em Paris. Esta construção é uma das edificações mais conhecidas que usam os desenhos góticos. A riqueza de detalhes e as formas medievais são de impressionar!

As origens da decoração gótica só puderam ser rastreadas até o período medieval. No Westwing há a possibilidade não só de saber mais sobre a decoração gótica, mas também dicas e inspirações para que você faça as experimentações que desejar, fazendo referência a este estilo. Confira já alguns elementos importantes na decoração gótica, tais como lareiras, arcos, vitrais, etc; bem como maneiras interessantes de combinar estes elementos e como foi feito para reconhecimento da decoração gótica.

Decoração Gótica – Ontem

Na idade média, por exemplo, claramente a decoração gótica era usada de forma bastante diferente de hoje. Caso transportássemos todas as escolhas estéticas feitas na época para os dias de hoje, muito provavelmente teríamos um ambiente muito carregado e, consequentemente, antiquado para nossos dias de hoje. A decoração gótica de outrora era repleto de vigas de madeira, arcos, uso de pedras juntamente com madeira e outras infinidades de elementos rústicos usados em demasia. No período Vitoriano, foi acrescentado mais cores, não necessariamente direcionando tudo para “o lado escuro” – mas pintar paredes de preto ainda é uma boa pedida, mesmo que difícil.Decoração Gótica

Decoração Gótica – Hoje

Por hoje (e amanhã, talvez) as decorações góticas são utilizadas a fim de conferir um olhar repleto de sensações dramáticas e marcantes para os interiores cuja escolha seja pela decoração gótica. Deste modo, as cores mais escolhidas para as paredes são as que possuem alguma “profundidade” dramática, tais como o vermelho, o rubi, azul, dourado, verde escuro, violeta.

As Utilizações e Cuidados na Decoração Gótica

Como visto, após a era Vitoriana foram adicionadas cores ao que hoje se faz referência chamando de decoração gótica. Assim, a cor dourada é geralmente utilizada no intuito de iluminar o ambiente. Para não cair nos excessos medievais, obviamente a cor é intercalada com outras. As tapeçarias – estas sim usadas desde os tempos medievais – aplicadas por cima de revestimentos enormemente rústicos no chão garantem um olhar de riqueza e opulência.
Embora seja comum pintar alguma parede de seu ambiente na decoração gótica na cor preta – conforme o estilo gótico – a ideia precisa ser muito bem ponderada antes da aplicação. A cor preta aplicada à parede faz com que sua sala, quarto ou banheiro pareça ser menor do que realmente é, muitas demãos de tinta são necessárias para cobrir toda a parede sem deixar manchas, além de que ela acaba relevando, num jogo de sombras e reflexos com a iluminação do lustre escolhido, diversas imperfeições que seu revestimento possa ter.

Próximas campanhas