Decoração em MDF

Decoração em MDF

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração em MDF

Ela é a queridinha entre designers, marceneiros, artesãos e entusiastas da decoração. Resistente e em espessuras variadas, dá forma a diversas criações e proporciona excelentes possibilidades de acabamentos. A madeira MDF ou, simplesmente, o MDF (Medium Density Fiberboard) é um painel de fibra de madeira de média intensidade capaz de promover produções manuais incríveis e até trabalhos na construção civil. Aí está o motivo da decoração em MDF ser tão versátil e marcar presença em móveis e objetos decorativos.

O Westwing é especialista em inspirações modernas e criativas. E nada melhor do que a decoração em MDF para fazer a mente navegar por diferentes criações. Então, resolvemos listar as maneiras mais inusitadas de idealizar elementos ou ambientes com uma decoração em MDF. Confira e crie seus próprios acessórios!

Decoração em MDF nos móveis

É infinita a quantidade de móveis que podem ser feitos em MDF e com um resultado impecável. Os mais produzidos são armários, escrivaninhas, guarda-roupas e prateleiras. Porém, a lista vai além quando incluímos os nichos, painéis, bancos, cadeiras, mesas e bancadas, todos superúteis e lindos em MDF, inclusive, se pintados de diferentes cores.

Adotar móveis na sua casa que tenham como base decorações em MDF também permite que um estilo rústico francês, cheio de charme e elegância, invada os ambientes, já que peças deste tipo imprimem um toque provençal primoroso aos dormitórios, principalmente quando mesclados por tons claros e delicados de lavanda, verde, azul e amarelo, peças de ferro e porcelana.

Este caráter provençal e romântico procede do estilo rústico das luxuosas mobílias francesas, criadas ainda nos séculos XVI e XVII. Os pontos que mais as caracterizavam eram os tecidos com estampas pequenas e graciosas, os temas florais, as listras discretas e molduras com muitos arabescos, totalmente possíveis com uma decoração em MDF.

Em salas, aposte na decoração em MDF com racks, estantes ou mesas de jantar. Quartos ficam charmosos e sofisticados quando decorados com penteadeiras ou cômodas em MDF, remetendo a um shabby chic bem feminino. Assim como um armário guarda-roupa; neste caso, a dica é decorá-lo com MDF em um estilo mais moderno e arrojado, com linhas retas e cor neutra.

Objetos com decoração em MDF

Criatividade é a palavra certa para resumir o que uma decoração em MDF pode fazer para dar vida a objetos decorativos com muita beleza e utilidade. Aliás, MDF é o material mais procurado atualmente para tal. Caixas organizadoras, abajures, caixinhas para porta-joias, porta-retratos, relógios de parede, porta-canetas, molduras e placas são alguns exemplos.

Pensa em fazer a sua própria peça decorativa? A técnica é simples e, geralmente, os itens já vêm prontos, faltando apenas um toque particular. É aí que entra o faça você mesmo! Basta revesti-los com tecidos ou adesivos da sua preferência ou pintá-los com tinta PVC colorida. Pronto, você vai dar uma nova aparência ao objeto e, ainda, quem sabe, ser responsável por belas obras de arte, cheias de personalidade!

Características do MDF

É frequente encontrar MDFs já com acabamentos e prontos para o uso. Brilhantes, amadeirados, acetinados foscos, com superfície texturizada ou metálica são as opções mais comuns.

Quanto às chapas, além das normais, você encontra as resistentes à altas temperaturas e à água; as de base plástica, para peças expostas a dobraduras; as cruas, sem qualquer revestimento; as revestidas por laminados de baixa pressão, com resultado pré-acabado; e as com revestimento finish foil, ou seja, forradas com papel de fotografia. Aqui, a sugestão é escolher por chapas com espessura grossa, de 60 mm, se a aplicação ocorrer em trabalhos que pedem mais força e durabilidade, como em mesas e assentos.

Próximas campanhas