Decoração de Interiores

Decoração de Interiores

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração de Interiores

O visual de nossos cômodos é o encarregado de criar a atmosfera de nossa casa, além de ser uma forma de demonstrarmos nossa personalidade. Por isso que a decoração de interiores é um fator tão importante na hora de detalhar um ambiente, fazendo com que ele proporcione bem-estar e harmonia às pessoas que estão ali acomodadas. Além disso, a decoração de interiores é uma maneira de planejar um espaço que seja, ao mesmo tempo, bonito e funcional, levando praticidade e equilíbrio ao nosso dia a dia.

As ideias e inspirações para aproveitar o melhor da decoração de interiores podem chegar de muitas maneiras. Ao sair de casa,  caminhando no parque, viajando, qualquer lugar pode inspirar de diferentes formas. É claro que existem outros modos de encontrar inspiração para cuidar da decoração de interiores, como revistas especializadas, blogs de decoradores ou livros. Ou aqui mesmo no Westwing!

Paredes na Decoração de Interiores

A primeira parte a ser notada em um ambiente são as paredes. As paredes oferecem uma cor de fundo para a casa e têm um papel muito importante para a decoração de interiores, já que os móveis e acessórios de decoração dependem da tonalidade da parede para serem escolhidos.

Deve-se escolher uma cor ou até mesmo um papel de parede pensando no resultado da casa depois de pronta. Os profissionais de decoração de interiores fazem o mesmo, utilizam cores que inspiram, mas ao mesmo tempo pensam nos móveis que querem colocar no cômodo posteriormente. As cores também criam sensações e efeitos de luz, que devem ser levados em consideração na hora de escolher a tonalidade. Por exemplo, mesmo que tenha uma cor favorita, às vezes essa cor quando colocada em uma parede pode criar uma sensação de que o cômodo é menor do que realmente é.

A decoração de interiores recomenda sempre usar cores claras, que trazem frescor e luz para a . O sol é refletido em cores claras, enquanto que cores escuras absorvem a luz. Graças a esse efeito, pode-se brincar com diferentes cores que poderão trazer mais vida aos cômodos, fazendo com que eles brilhem de maneira natural.

No caso de cômodos maiores, a decoração de interiores aceita cores mais atrevidas, mas sempre é preciso ter cuidado que não fique uma atmosfera muito pesada nos ambientes. Tente sempre pré-visualizar os efeitos antes de experimentar em sua própria casa.

Outra opção genial para a decoração de interiores neste aspecto, é o papel de parede. Devido ao papel de parede, é possível trazer imagens e estampas para as paredes.
Encontre o equilíbrio entre as cores e seus efeitos: seu gosto pessoal é essencial para a decoração de interiores. Qual é a sua inspiração?
BR_living4media_00709776_not available for advertising

Piso na Decoração

A decoração de interiores deve saber que a impressão geral de cada cômodo é determinada pelo piso. Para os pisos existem opções variadas, como diferentes tipos de azulejos, porcelanatos, mármores, parquet e carpetes além de muitos outros revestimentos que tem uma grande influência na sensação de espaço de cada cômodo.

Os azulejos e porcelanatos são os tipos de piso mais usados nas casas brasileiras. O parquet tem um efeito completamente diferente, seu aspecto natural torna o ambiente mais aconchegante e atua como um isolante térmico, tanto para o frio quanto para o calor, permitindo andar descalço dentro de casa.

Mas não somente o conforto é importante na decoração de interiores. Os pisos devem se adaptar às condições e uso de cada cômodo, como por exemplo, nos banheiros existe muita umidade, não permitindo revestimentos de piso em madeira. As cozinhas também devem ser revestidas com azulejos, para facilitar a limpeza, enquanto que na sala de estar, na sala de jantar ou nos quartos, o parquet e o carpete podem ser melhor adaptados.

Decoração de Interiores com Móveis

O que seria da casa sem móveis? Cômodos vazios, espaços sem vida – isso não pode estar relacionado com a decoração de interiores. Os móveis devem fazer a vida mais confortável e são eles que decidem o aspecto final de qualquer lar.
Depois de já termos escolhido a decoração da parede e qual o revestimento do piso a ser usado, com os móveis, chega a parte criativa. O

mobiliário criar harmonia com o seu entorno, suas formas, tamanhos e cores devem manter um balanço no resultado final, afinal, todos os itens da decoração de interiores atuam com um mesmo propósito.

Para a decoração de interiores, é preciso que todas as peças se encaixem – apesar de cada pessoa ter suas próprias preferências, alguns móveis são imprescindíveis. O importante é respeitar o espaço disponível e manter o equilíbrio em cada cômodo.

Acessórios de Decoração

Uma sala de estar deve oferecer sempre um ambiente acolhedor, e o conforto não se transmite somente tendo bons móveis, mas sim, espaços bem ocupados sem vazios ou lugares sobrecarregados. Para este aspecto não existe nada melhor do que usar acessórios de decoração.

Com os acessórios de decoração, é possível decorar a sua casa nos mínimos detalhes.Existe um espaço muito grande entre o sofá e a poltrona? Pode-se colocar uma foto de alguma viagem. A janela parece sem vida? Coloque acessórios de decoração para enfeitá-la. Qualquer ideia pode ajudar a embelezar um espaço da casa que antes parecia vazio – os acessórios de decoração são o ponto principal da decoração de interiores. Vasos, almofadas, pequenas mesas, figuras decorativas: existe uma infinidade de acessórios a serem escolhidos.

Estes detalhes parecem pequenos mas eles podem ressaltar a diferença entre um cômodo normal – bem decorado e um cômodo com uma decoração de interiores espetacular. Além disso, os acessórios de decoração podem reproduzir seu estilo pessoal, ideias e criatividade.

Iluminação na Decoração de Interiores

A luz e a iluminação na decoração de interiores podem criar um efeito que muitas vezes não se vê, mas se sente.Podemos tirar vantagem das luzes do dia e das luzes da noite. Os efeitos das luzes têm grande influência na ambientação dos espaços. Primeiramente, devemos entender quais pontos da casa precisam da luz do dia e quais pontos devemos iluminar. Depois de avaliar estes pontos, pode-se pensar numa iluminação adequada.

Para o uso de lâmpadas e luminárias não há nenhum segredo especial, a possibilidade de criar mais ou menos luz, de iluminar mais uma parte do cômodo do que outra, depende da preferência pessoal – após ter tudo planejado, podemos nos concentrar em quais luminárias e lâmpadas realmente necessitamos.

Existem áreas na casa, como a cozinha e o banheiro, que a iluminação precisa ser clara enquanto em outras áreas, a iluminação depende de nossa atividade. Ler um livro no sofá à noite pode ser muito agradável com uma luminária regulável, podendo ter sua altura e intensidade da luz ajustada. As possibilidades são muito grandes, existem luminárias para qualquer tipo de mesa, banheiros, lustres para a sala de estar e inclusive velas, para obter a iluminação ideal na decoração de interiores.

Um último conselho: antes de comprar um tapete, sofá ou qualquer móvel que vá ocupar muito espaço, é importante visualizar o resultado final na decoração de interiores. Existem muitas empresas que oferecem o serviço de testar os móveis antes de comprá-los na sua casa para se ter uma melhor visualização.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Decorar a casa é o ato de deixar um pouco da nossa personalidade e da nossa história em cada cômodo através dos móveis, acessórios e até utensílios. Cada cantinho é pensando para transmitir conforto e a sensação de bem-estar para os que moram e visitam a casa. Optar por uma decoração de interiores, fica mais fácil unir todas essas qualidades para criar um lar original e personalizado.

O Westwing, é o maior clube de compras exclusivo para casa e decoração do Brasil e realiza todos os dias curadorias com produtos de marcas e designers renomados para deixar o seu refúgio mais bonito e exclusivo. Nós também possuímos uma revista que traz dicas com as maiores tendências no mundo do design, assim como sugestões de DIY (faça você mesmo) para os que adoram fazer a sua própria decoração. Acesse, cadastre-se e confira descontos de até 70%!

Próximas campanhas