Decoração de Escadas

Decoração de Escadas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração de Escadas

Quer dar um toque diferente à ambientação da sua casa e não sabe por onde começar? Que tal investir na decoração de escadas? As escadas oferecem inúmeras oportunidades de composição e criação de efeitos estéticos que vão te surpreender. Textura, iluminação, cores… Comece a explorar todo o potencial dessa parte da casa. Para começar bem o seu projeto de decoração de escada,  basta conferir o conteúdo que preparamos para você se inspirar sobre o assunto.  

Pensar de maneira inovadora e criativa é uma das prioridades quando o assunto é design de interiores. Com os espaços de convivência cada vez mais reduzidos, cada canto da casa pode e precisa ser explorado em todas as suas potencialidades. Não poderia ser diferente com a decoração de escadas. O Westwing traz muitas dicas e inspiração para você saber mais sobre a ambientação de escadas. Confira!

Decoração de Escadas – Escolhendo o tipo de escada

É recomendável que o estilo escolhido para a escada harmonize bem com o resto de sua casa. Lembre-se que você pode usar esse elemento de forma a destacar ainda mais o décor do ambiente. Entre os materiais comumente utilizados para revestimento de escadas estão o carpete e a madeira. Além de elementos como granito, mármore e azulejos. O design do corrimão e da grade de proteção da escada também precisam ser avaliados. Ambas as partes impactam a ambientação do lar como um todo. Por exemplo, um corrimão minimalista em metal transmite uma atmosfera moderna ao ambiente.

Outro aspecto importante a se considerar ao escolher o seu tipo de decoração de escada é a funcionalidade. Leve em conta as pessoas que vivem na casa, rotina e hábitos. Por exemplo, se você possui crianças ou idosos em casa é recomendável optar por um design de escada que ofereça corrimão com segurança reforçada. Um pequeno portão ou grade também pode ser uma solução interessante. A iluminação da escada também precisa ser bem avaliada. Considere todas as possibilidades ao escolher a fonte de luz mais adequada.

Dicas de decoração de escadas

Para começar é importante considerar as características específicas desse local. Leve em conta a necessidade de espaço livre para que a funcionalidade da sua casa seja mantida. É recomendável avaliar a largura da escada antes de definir os elementos que farão parte da decoração desse espaço.

Pinte o sete – A depender da tonalidade escolhida, pintar os degraus da escada pode resultar em um efeito visual surpreendente. Você pode utilizar uma única cor ou fazer gradações de cores para criar efeitos. Tapetes e carpetes também podem trazer cor aos degraus de forma menos permanente.

Decore a parede na escada – Para quem quer mudar a cara do espaço a sugestão é utilizar papel de parede ou pintar a parede onde a escada fica encostada. Quadros, porta-retratos e adesivos também podem decorar essa parte do cômodo.

Explore o corrimão – A depender do tipo de corrimão é possível explorar esse espaço como mais um elemento na decoração de escadas. Além de pintá-lo, você pode aplicar textura ou forrar os pilares com tecido.

De olho no jardim – As escadas externas como as de jardim e área de lazer também guardam muitas possibilidades de decoração. Já pensou em camuflar o corrimão com plantas do tipo trepadeira ou fazer dos cantos dos degraus uma fonte de água corrente inspirada no famoso Palácio de Alhambra, na Espanha? Que tal ainda colocar pequenos vasos com plantas nos degraus da escada? Libere a sua criatividade e traga mais estilo para sua casa. Comece a decorar suas escadas agora mesmo!

 

Próximas campanhas