Decoração de Alpendre

Decoração de Alpendre

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração de Alpendre

Após uma jornada completa, ao fim da tarde, relaxar é a primeira coisa que vem à mente. E para isso, a tranquilidade de um alpendre é muito convidativa. Com sombra, luz do dia, bebidas frescas e cadeiras confortáveis, os alpendres são típicas construções americanas e funcionam como uma espécie de varanda térrea, onde amigos e família se reúnem para momentos conviviais, para descansar e prosear em dias ensolarados. Se a proposta é por si própria agradável, fica ainda melhor quando imaginamos esse cenário cuidadosamente decorado, não é verdade?

Para inspirar criatividade daqueles que já possuem o cômodo ou para quem planeja construí-lo, mas ainda não tem ideias de decoração, o Westwing traz dicas de como deixar esse cantinho ainda mais aconchegante. Confira algumas ideias de decoração de alpendre e conheça as vantagens de ter esse espaço em sua casa.

Decoração de Alpendre: Para os Dias mais Quentes

Muito utilizado em casas norte-americanas e europeias, no Brasil o alpendre teve seu destaque no período bandeirista da arquitetura, principalmente no estado de São Paulo e durante a colonização portuguesa. Neste tipo de construção, o alpendre estabelece a demarcação do território interior e exterior da residência: nas casas bandeiristas de antigamente, o quarto de hóspedes comunicava-se apenas com o alpendre, sem ligação alguma com o interior da casa, que era reservado à família.

Nos dias atuais, o alpendre continua sendo uma ótima alternativa para resistir ao nosso clima tropical. Além de ser um espaço convivial, perfeito para receber visitas, ele possibilita o melhor proveito da iluminação natural, fornece a sombra ideal para os dias ensolarados e protege das eventuais tempestades de verão.

Decoração de Alpendre: Cores e Conforto

A decoração de alpendre é tipicamente feita com madeira, como manda o mobiliário clássico da América do Norte, onde até as fachadas das casas costumam ser revestidas neste material.

Outra ideia de decoração de alpendre é investir em móveis em madeira pintada, como cadeiras de balanço, poltronas e jogos de sofá com diferentes acabamentos — vale passar do rústico ao metalizado sem medo — e adicionar muitas almofadas coloridas, em diferentes tamanhos, formas e cores que alegram a decoração de alpendre e garantem conforto. Dispor plantas do tipo trepadeira e flores naturais é uma ótima pedida e vai deixar seu alpendre com cara de revista de decoração!

Ideias de Decoração de Alpendre

Diferente de jardins e de terraços, o alpendre é uma área coberta e quase sempre equipada para evitar que vestígios de água da chuva adentrem o local. Por isso, apostar em tecidos confortáveis é não apenas uma possibilidade, mas uma característica própria da decoração de alpendre.

Não apenas poltronas e redes são ótimas para deixar os alpendres mais aconchegantes, como também a iluminação deve ser pensada para um maior conforto. Luminárias de teto permitem maior aproveitamento do espaço e são ideais caso você queira fazer do alpendre um local para servir.

Mais sugestões sobre casa e decoração você acompanha semanalmente no Westwing através de dicas e conteúdos exclusivos. Acompanhe!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas