Decoração Cottage

Decoração Cottage

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Cottage

O termo cottage, em inglês, significa casa de campo. A decoração cottage reflete exatamente esse ambiente, cercado por natureza, flores, árvores, pássaros e o conforto do estilo rústico. Ela se difere do provençal por ser mais elaborada e, por isso, contar com mais delicadeza e detalhes. Toques florais são o ponto alto nesse tipo de decoração, que dificilmente conta com elementos totalmente brancos.  

Uma certa sutiliza é de suma importância na hora de compor uma decoração cottage. Sabe aquela sensação bucólica do campo, em que o tempo passa devagar e tudo é mais gostoso? A inspiração desse estilo é exatamente na hora de compor esse conceito, trabalhando a suavidade em seus visuais e atentando para as referencias femininas, tais como rosas, flores e corações. Misturas de rosa clarinho com branco ou azul são predominantes na decoração cottage, traduzindo-se em um ambiente meigo e delicado.

Decoração cottage para um quarto refinado

Os quartos, sejam de adultos ou crianças, podem ser inspirados na decoração cottage, que se vale de tons suaves nas paredes e na roupa de cama. Se preferir usar papéis de parede em vez de tinta, o efeito ficará ainda mais bonito! Uma iluminação suave é fundamental para reforçar a ideia de aconchego. Detalhes com flores, porcelanas e bibelôs ajudam a compor o ambiente.

Delicadeza: a palavra de ordem da decoração cottage

Esse estilo, bastante utilizado nas decorações de chalés europeus, tem foco na presença da natureza, em cores suaves, cortinas com detalhes em crochê, móveis de madeira branca, porcelana, prata e lustres de cristal. Esses itens, combinados, dão um toque ainda mais mágico ao ambiente, que fica tomado pelo espírito feminino.

Cores da decoração cottage

A decoração cottage tem a predominância de algumas cores, preferencialmente as mais suaves. Experimente o rosa, verde, azul, amarelo, o bege e, claro, o branco. Já as estampas são florais, listradas e até quadriculadas, utilizando esses mesmos tons. Relógios antigos e fotos são facilmente combinados a itens de madeira, pedra e artigos bordados. Rendas, candelabros, velas e estampas delicadas, com detalhes em cristal, são o carro-chefe da decoração cottage.

Decoração cottage no lavabo

Não é apenas em cômodos como quartos e salas que o estilo cottage é indicado. Ele também fica lindo em lavabos, que ganham um charme extra com toda a delicadeza e oferecida por esse estilo. Que tal pendurar na parede um espelho de madeira branca e combiná-lo a um móvel para colocar sabonetes, toalhinhas, aromatizadores e um vasinho de flores? Uma pequena pia de vidro pode ser acoplada a esse móvel, que pode ter gavetas para guardar grampos, escovas, etc. Porta-sabonetes de porcelana e detalhes em metal, como a torneira, ficam incríveis!

Deixando um móvel com a cara da decoração cottage

Você tem uma mobília mais antiga e que não combina mais com a decoração da sua casa? Que tal deixá-la com a cara do estilo cottage? É muito simples e fácil, veja:

1. Lixe a superfície do móvel. O objetivo é remover qualquer verniz ou laca protetora, facilitando a adesão da camada de primer;

2. Retire qualquer resíduo deixado após ter lixado a superfície do móvel. Para isso, limpe com uma flanela;

3. Depois, aplique uma camada de primer para obter um visual uniforme. Se você deseja ter o seu móvel com um visual mais “desgastado”, você pode pular o primer;

4. Lixe a superfície após o primer ter secado e limpe a superfície depois;

5. Comece a pintar com tinta branca acrílica, primeiramente com um rolo e, depois, com um pincel. Se necessário, aplique outra demão;

6. Por fim, aplique uma camada de selante para proteger a pintura.

 

 

 

Próximas campanhas