Decoração com Tsuru

Decoração com Tsuru

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração com Tsuru

O tsuru é uma espécie de pássaro que simboliza a cultura japonesa e representa o desejo de felicidade, boa sorte e saúde. Os Tsurus também simbolizam a esperança: segundo uma lenda milenar japonesa, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria seus pedidos atendidos pelos deuses. A tradição lendária em torno dos tsurus de origami fez com que os delicados pássaros de papel fossem vistos como símbolos de boa sorte muito utilizados em uma decoração com tsuru.

Feitos em origami, uma técnica oriental milenar de dobradura de papel, a decoração com tsuru é cada vez mais usada na sua beleza simples e delicada. A decoração com tsuru é versátil e combina com diferentes tipos de ambiente, além de dar um charme especial de tudo que é feito com as próprias mãos. Inspire-se com as ideias do Westwing e veja como fazer uma decoração com tsuru muito especial!

História do Origami

A prática de trabalhar e dobrar o papel sem cola ou tesoura para a criação de objetos de arte e decoração tornou-se comum no Japão a partir do início do século XVII. A técnica recreacional e cerimonial também passou a ser considerada uma forma de arte a partir desse período. A popularização do papel, até então considerado um artigo de luxo reservado a uso a ocasiões especiais, viabilizou popularização do uso e da decoração com origami tanto no oriente quanto no ocidente.

Não se sabe ao certo quando surgiu a técnica oriental mundialmente conhecida de fazer dobraduras em papel sem o uso de cola ou qualquer outro artifício. Para os origamistas – aqueles que se dedicam a essa arte milenar -, o ato de criar dobraduras de papel representa a transformação da vida. Uma simples folha de papel quadrada dá origem a diversas formas de animais, plantas e objetos que são verdadeiras obras de arte.

Popularização da Decoração com Origami no Ocidente

Na decoração com origami tradicional, o conhecimento é passado de maneira oral e anônima de uma geração para outra. O artista japonês Akira Yoshizawa, considerado um dos principais mentores dos origamis modernos, teve um papel determinante na popularização da técnica em todo o mundo. Seu trabalho foi compilado e posteriormente publicado e divulgado em escala mundial e ajudou a padronizar a arte a partir dos anos 1950. Dessa maneira, a decoração com origami foi se popularizando por todo o mundo.

Decoração com Origami

Como Fazer uma Decoração com Tsuru

A decoração com tsuru representa todo esse simbolismo da cultura oriental e traz bons ares de sorte e esperança. Por isso, os pássaros de origami são muito usados na decoração de diferentes ambientes.

Para a decoração com tsuru no quarto ou para um ambiente mais lúdico, a dica é fazer um móbile de tsurus com dobraduras em diferentes cores ou em uma só. Além dos pássaros de papel, decore o fio com miçangas para deixar o móbile mais bonito e elegante!

Os tsurus também podem ser presos diretamente no teto. Deixe a sua criatividade ditar as regras em uma decoração com tsuru e pendure cada origami usando tamanhos diferentes de fio para criar um efeito delicado e divertido!

Outras Ideias de Decoração com Origami

Não há limites para a criatividade e liberdade de invenção na decoração com origami. A decoração com origami pode ser feita em móveis, utensílios, acessórios e até enfeites de casamento, prática cada vez mais comum. Quem busca inspiração para a decoração com origami tem a possibilidade de utilizar tanto os origamis em si quanto explorar os acessórios feitos de outros materiais, porém baseados ou inspirados nesta técnica. A decoração com origami pode ser incorporada a todos os estilos de decoração. Além de ser clássica no estilo oriental, a decoração com origami também podem ajudar a valorizar ambientes no estilo moderno, eclético, boho e até romântico e glamour.

A decoração com origami também pode ser aplicada à iluminação. Fazer uma decoração com origami nos acessórios de iluminação é uma excelente maneira de incorporar a técnica à composição de um espaço. Luminárias, abajures e até lâmpadas estão entre as opções que você pode personalizar para criar uma decoração com origami.

Origamis também podem dar origem a acessórios decorativos para enfeitar superfícies como mesas de canto, prateleiras e armário. Os ambientes baseados em estilo oriental podem ficar ainda mais valorizados com a decoração com origami, fazendo dobraduras expostas como elementos de arte.

Outra opção é explorar uma decoração com origami através de móveis e acessórios baseados na técnica. Mesas, armários, prateleira, cadeiras e pufes inspirados em origamis, bem como utensílios de casa como louças, vasos, porta-retratos e afins estão entre as opções.

Decoração com Tsuru em Casamentos

Felicidade, sorte, esperança e boa sorte. Esses são quatro elementos que tem tudo a ver com o casamento! Por isso, a decoração com tsuru é cada vez mais usada para criar um efeito diferente e criativo na festa.

Um jeito criativo e elegante para fazer uma decoração com tsuru em casamentos é fazer uma cortina de tsurus que vai do teto ao chão, para dar um toque especial à festa. Coloque em prática a sua criatividade e combine as cores dos tsurus com o restante da decoração.

Para dar um efeito de destaque, a dica é usar cores diferentes para fazer uma cortina de tsurus. Os pássaros feitos numa só cor já podem ser usados para compor uma decoração mais delicada.

A decoração com tsuru também pode ser usada para deixar a mesa de doces mais bonita e especial ou para dar um toque diferente e encantador à mesa dos convidados. Se a ideia é decorar as mesas de bem-casados, os tsurus podem ser oferecidos como uma lembrancinha criativa, diferente e simbólica para os convidados!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas