Decoração com Tecido

Decoração com Tecido

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração com Tecido

Foi-se o tempo em que tecidos coloridos e estampados eram vistos somente em almofadas, cortinas e tapetes. Hoje, são aplicados na decoração de toda uma casa, transformam ambientes e permitem extravasar a criatividade quando a ideia é inovar. A decoração com tecido, além de fácil e muito acessível, pode renovar cada cômodo, deixando-o do jeitinho que a pessoa quiser, seja em paredes, quadros, móveis ou molduras, e criar espaços lindos, delicados ou até extravagantes, se este for o desejo!

Você é adepta do “faça você mesmo” e gosta de dar forma aos seus ambientes? Então, certamente vai amar fazer uma decoração com tecidos! Foi pensando nisso que o Westwing elaborou um artigo especial com dicas inspiradoras de decoração com tecido e exemplos de como aplicá-lo da maneira correta, sempre com base nas últimas tendências e em formatos cheios de estilo.

Tecidos e Mais Tecidos

Os modelos são quase infinitos e impõem presença até mesmo na história: desde a Roma Antiga, com esplêndidos lençóis de linho, e durante o século XVII, quando as casas dos senhores eram decoradas com seda pura e os linhos estampados chegavam das Índias. Independentemente da forma, o fato é que decorar com tecidos possibilita variar nas texturas e estampas, aplicá-los de maneira fácil e ainda trocá-los quando quiser.

Linho, seda, algodão, organza, poliéster, de tapeçaria, com elastano ou adesivos são os tecidos ideais para o design de ambientes residenciais ou profissionais. A decoração com tecido também dá lugar a soluções inovadoras com o uso de desenhos variados: listras, florais, xadrezes, poás, cores, rendas ou ainda, o patchwork.

A Decoração com Tecido de Diferentes Maneiras

Paredes, móveis e artigos podem receber  a decoração com tecidos que transformarão o visual da casa com técnicas simples como recorte e cole. Experimente aplicar a decoração com tecidos variados em diferentes cômodos e veja que a composição vai além: dita estilos e traz novas formas de ter e fazer.

Paredes: nelas, a decoração com tecido substitui o papel de parede de forma descomplicada e com a possibilidade de variar em estampas e formatos infinitos. A escolha de como investir na decoração com tecido na parede é o passo mais importante na hora de compor o visual da parede. Primeiro, pense nas cores do ambiente e nos objetos distribuídos por ele; o tipo de decoração de tecido também é peça chave na aplicação: quando leve, fixa mais facilmente na parede e não cai. Halls, quartos, salas e home offices são os locais mais adequados para a decoração com tecido, pois não têm umidade.

Decoração_com_Tecido

Móveis e peças decorativas: armários, cômodas, mesas, abajures, quadros, lustres e bastidores de costura ganham cara nova quando recebem a decoração com tecido. Poás ou patchworks, por exemplo, deixam os itens mais delicados e criam uma atmosfera graciosa. Já as listras e os xadrezes imprimem modernidade e sofisticação ao móvel que conta com a decoração com tecido.

A Aplicação dos Tecidos

Com tecidos comuns, a técnica ideal é a aplicação de cola branca dissolvida em água. Com a ajuda de um rolinho, basta distribuir a mistura sobre o espaço, colar o tecido e reforçá-lo com uma última demão. O verniz incolor também ajuda a reforçar a decoração com tecido e serve como acabamento, impermeabilizando. Se a ideia é colocar a “mão na massa”, contar com a ajuda de alguém para esticar o tecido e implementar a decoração com tecido é fundamental e evita bolhas. Mas, caso elas apareçam, é só furar com uma agulha fininha.

Já os tecidos adesivos são versáteis e podem ser usados tanto na decoração com tecido em paredes como em qualquer outro objeto. A técnica para aplicá-lo é ainda mais simples, exige menos esforço e as vantagens são inúmeras. Para trabalhar com a decoração com tecido adesivo, é só remover possíveis resíduos da superfície onde será colado, recortá-lo no formato desejado com a ajuda de um estilete e aplicá-lo aos poucos com uma espátula. Os adesivos de parede não têm cheiro, não danificam superfícies, são impermeáveis e fáceis de limpar. Seus modelos proporcionam liberdade de escolha, variando dos mais sérios e elegantes aos lúdicos e infantis.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas