Decoração Colorida

Decoração Colorida

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Colorida

Muitas vezes queremos criar uma decoração colorida para a nossa casa, mas por medo das cores não harmonizarem entre si, acabamos ficando nos tons de bege, preto, branco e cinza. Para sair da paleta sóbria, três tipos de combinações foram criadas de forma que, com as regras de cada uma, as cores irão criar uma harmonia, independente se a combinação for de alto, médio ou baixo contraste. Estes três tipos de combinação são a de cores monocromáticas, análogas e complementares.

Para os momentos em que você não sabe que cores usar nas decorações coloridas, o Westwing te auxilia com três tipos de combinação de cores que harmonizarão para a decoração colorida de qualquer ambiente. Agora você só precisará da ajuda de um círculo cromático e é só sair testando as combinações de cores em cada cômodo de sua casa. Confira!

Decoração colorida monocromática

A decoração colorida com combinação monocromática é feita a partir de uma cor do círculo cromático que varia a sua tonalidade – com mais preto adicionado (mais escura) ou com mais branco adicionado (mais clara). Um exemplo é a combinação de tons de vermelho, com rosa e bordô. A decoração colorida com esse tipo de combinação de cores é a mais simples, por isso a mais fácil de acertar para aqueles que ainda receiam em colorir os cômodos. Para a decoração colorida do banheiro, essa combinação é a mais indicada, pois não sobrecarrega o ambiente, que costuma ser pequeno, com muitas informações de cores. Escolha diferentes tons de azul, ou de verde para compor o jogo de toalhas e itens decorativos que ficarão em cima da bancada.

Combinação de cores análogas

A decoração colorida feita com combinação de cores análogas é criada a partir de cores próximas no círculo cromático. Como exemplo temos o azul, uma cor mais básica, e podemos combiná-la com as duas cores seguintes a ele, que no caso seriam o azul-esverdeado e o azul-violeta. Esta combinação tem um contraste médio e pode ser bem usada em ambientes como cozinhas e escritórios, nos quais uma combinação monocromática não terá tanto destaque, mas se for uma combinação de alto contraste, poderá tirar o foco ou tornar mais cansativo um ambiente que precisa-se de atenção.

Combinação de cores complementares

A decoração colorida com combinação de cores complementares é a de mais alto contraste, mas não se assuste, essa categoria de combinação garante a harmonia das cores escolhidas. Ela funciona ao se utilizar cores contrárias no circulo cromático, podendo ser feita de três maneiras diferentes dependendo da quantidade de cores escolhidas. A complementar básica pode ser feita com duas cores opostas no disco, como é o caso do amarelo e do roxo. A complementar dividida é feita com a combinação de uma cor oposta a duas cores vizinhas, como o laranja e o amarelo opostos ao azul. Essa combinação para uma decoração colorida funciona melhor em espaços maiores, em que uma grande variação de cores não ficará tão cansativa. Por isso, pode ser uma boa alternativa para a decoração colorida de uma sala, escolhendo cores de sofá, almofadas e quadros a partir desse tipo de combinação.

Próximas campanhas