Decoração Colonial

Decoração Colonial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Colonial

Foram os países europeus, especialmente as referências portuguesas, que trouxeram para o Brasil a decoração colonial. Tudo começou com o estilo colonial nascido do desenvolvimento marítimo das antigas colônias europeias, que teve início após o encontro de imigrantes, nativos e elite interessados em levar requinte e conforto para suas casas. A arquitetura colonial brasileira, própria de casarões e fazendas do século XIX, é outra referência da decoração colonial hoje conhecida e ainda amplamente adotada.

Ambientes aconchegantes e um décor primorosamente sofisticado são as marcas da decoração colonial, tendência do design há tempos e uma vertente que está sempre na moda, por sua versatilidade em adornar diferentes espaços e pelo charme que estampa por onde quer que esteja. Aliás, não só uma casa ou apartamento decorado, mas também eventos especiais saem ganhando com a decoração colonial. Descubra com o Westwing as singularidades e formas de trabalhar com este tipo de décor!

Características da Decoração Colonial

Um leve traço rústico, prioridade às mobílias e simplicidade marcam a decoração colonial e, talvez por isso, esta vertente do design de interiores tem voltado à cena para dar vida e encanto a residências atuais. A ideia da decoração colonial é mesclar o tom campestre a uma atmosfera elegante e delicada para proporcionar aconchego e destaque aos detalhes.

Estas características são fortemente pontuadas na decoração colonial pelo uso de materiais nobres, como a cerâmica, a porcelana e a renda, misturados a matérias-primas bucólicas e representadas por tecidos simples, madeira e junco. Para a decoração colonial, quanto menos peças de mobiliário melhor, mas sempre com uma elaboração muito bem planejada para os poucos móveis presentes no ambiente.

Um toque histórico e que remeta a épocas passadas também é uma particularidade da decoração colonial, que pode ser dada por objetos de decoração vitorianos, com design exótico e de base amadeirada, além de peças decorativas originárias de outros países, como Índia ou África. Para as cores do espaço, dê preferência aos tons pastel de verde e azul e colorações neutras, como marrom, bege, branca e creme.

Decoração Colonial em Casa

Na hora de aplicar a decoração colonial em um ou mais cômodos da casa, lembre-se de que o padrão pede ambientes claros e bastante iluminados, que podem ser conquistados tanto com o uso de amplas janelas, como por meio de revestimentos claros no chão, teto ou paredes e/ou cortinas, tapetes e almofadas de cor igualmente leve. Para os móveis, prefira aqueles fabricados em madeira escura, com acabamento em tecido liso ou couro e formato arredondado.

Um quarto de casal – seja de uma casa de campo (o local perfeito para este vertente decorativa) ou urbana – com decoração colonial torna-se um cômodo primoroso e superaconchegante. Para ele, invista em uma poltrona macia, de mogno ou imbuia com pés curtos e linhas curvilíneas; as mesmas características também podem ser dadas aos armários, criados-mudos e cômoda.

Cozinhas, salas de estar ou jantar e até banheiros permitem um décor com decoração colonial. Para os primeiros, a dica é adornar com um lustre vintage de cristal e vários “braços”, além de espelhos emoldurados por madeira tabaco, cadeiras de encosto alto e objetos decorativos clássicos. Já para o lavabo, aposte em revestimentos de cor fria, peças e louças de cerâmica provençal e uma bela banheira vitoriana, garantindo ao banheiro um clima sutilmente nobre!

Próximas campanhas