Decoração Barroca

Decoração Barroca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Barroca

O barroco está tomando conta dos guarda-roupas e – por que não? – da moda para a casa. O estilo que atingiu o ápice no século XVII, nasceu na Itália e virou tendência novamente na atualidade por todo o mundo. Sua arquitetura exuberante foi transposta em forma de móveis e acessórios para criar uma decoração rebuscada e elegante. Os detalhes são essenciais e devem ser priorizados na criação de um ambiente com esse estilo. Madeira e nuances de dourado devem prevalecer, principalmente nos entalhes.

Apaixonados pelo requinte, o Westwing preparou para você as principais características de uma decoração barroca para você deixar a sua casa um verdadeiro recinto típico da época. Todo cuidado é pouco quando se trata de estilos que prezam o exagero e nós contamos exatamente onde e como controlar esse excesso para não elaborar um cenário descomedido. Não perca tempo e transforme agora a sua casa com a decoração barroca!

Decoração barroca: principais atributos

O termo barroco significa “pérola irregular” – o que já nos remete a uma certa noção de como será um cenário inspirado nesse estilo: muitas curvas e detalhes minuciosamente trabalhados. A principal característica do estilo é o desequilíbrio entre o sentir e o pensar, tendo em vista que o sentimento prevalece no processo de criação artística. O dinamismo e teatralidade presente na época em que o gênero surgiu também estão presentes na decoração barroca. A inspiração proveniente da natureza faz com que um ambiente possa ser transformado em um verdadeiro show de formas, volumes e detalhes muitas vezes entalhados em madeira. A mistura de cores também é essencial para criar uma decoração barroca com muito requinte: cores fortes e vibrantes combinadas com texturas e estampas diversas dos móveis irão deixar a sua casa extremamente chique.

decoração barroca

Exagero controlado

É claro que para obter uma decoração barroca é necessário exagerar um pouco, principalmente nos detalhes. No entanto, não é agradável um ambiente no qual as pessoas não ficam à vontade por estar demasiadamente carregado. Para controlar e, ao mesmo tempo, dar destaque para os móveis cheios de proporção, você pode utilizar efeitos de contraste de luz e sombra. Invista em spots para direcionar a luz e conseguir o efeito desejado. Lustres também são uma ótima opção de iluminação, visto que existem inúmeras opções extremamente trabalhadas e exageradas, com cores vivas e muito brilho – típicos de uma decoração barroca.

Irregularidade na decoração barroca

O significado da palavra barroco não é em vão: use e abuse de plantas dinâmicas e irregulares. As paredes também fazem parte da decoração barroca e podem ser modeladas para ficarem com formas côncavas e convexas – um detalhe a mais para o seu ambiente. As formas são extremamente relevantes para criar uma decoração barroca, por isso aposte em figuras ovais e que proporcionem dinamismo para o seu lar.

Inspirações da época utilizadas até hoje

Os móveis criados por artesãos e artistas durante o século XVII voltaram a ser tendência: cadeiras, chaises, mesas e aparadores com traços marcantes podem e devem estar presentes na sua combinação. O material mais usado com certeza é a madeira, podendo ser de nogueira, ébano e carvalho, sempre com detalhes dourados – lembre-se que o barroco é exagerado, então não poupe dourado! O aço também é um material que caracteriza bastante essa época. Esculturas de anjos e animais em mármore ou gesso combinadas com os móveis entalhados e detalhados formam a melhor e mais elegante decoração barroca.

decoração barroca

Próximas campanhas