Decoração Artesanal

Decoração Artesanal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Artesanal

Artesanato é um trabalho manual, elaborado com o uso de ferramentas simples e com uma produção que envolve todas as etapas, desde o projeto até o acabamento. Imagine a união de peças ou técnicas artesanais ao design de diferentes ambientes. Certamente, muitas ideias e várias imagens começarão a surgir! Espaços charmosos, elementos sutilmente rústicos e delicadeza nos detalhes caracterizam a decoração artesanal, uma atual tendência do design, bastante acessível e de fácil execução.  

Basta um toque criativo e a decoração artesanal vai encantar, provando que consegue imprimir graça e personalidade a ambientes, peças decorativas, móveis e utensílios. Tudo pode ter uma marca artesanal, seja para levar mais vida a um determinado ponto da residência, estimular a criatividade ou, simplesmente, dar novo aspecto a um item. Inspire-se com as sugestões do Westwing e transforme sua casa com uma decoração artesanal.

Aprenda a Fazer Arranjos Criativos

Dicas para Uma Decoração Artesanal

Sua essência está na possibilidade de dar efeitos diferentes a cômodos e objetos, viabilizando novas formas, mudando cenários ou destacando certas características de objetos e ambientes. A decoração propicia um toque rústico perfeito para criar aquele ambiente de campo, delicado e com cores neutras. Os estilos boho e shabby chic também sustentam muito bem a decoração artesanal, já que o primeiro mistura estampas e tecidos e o segundo usa móveis de madeira e elementos florais na decoração.

Outro ponto positivo da decoração artesanal está na versatilidade do uso com outros componentes de design, prática que estimula sentidos e cria resultados bem interessantes. Este tipo de decoração também virou tendência por permitir que materiais sejam reaproveitados e utilizar matérias-primas sustentáveis e acessíveis.

 Nos móveis: sofás, poltronas, cadeiras, camas, mesas, balcões, cômodas, armários e até biombos ficam graciosos e cheios de estilo quando decorados com artesanato. Um bom exemplo é vincular um móvel em madeira manualmente reformado e com a cor original, como uma mesa ou cômoda, a móveis modernos e coloridos. Um estilo rústico contemporâneo lindo terá sido criado!

Nas peças decorativas: é mais fácil do que você imagina dar um tom artesanal aos objetos que compõem sua decoração. De vasos a cortinas, toalhas de mesa a porta-retratos, relógios de parede a estátuas. Qualquer item pode se tornar peça fundamental na decoração artesanal, como uma almofada em patchwork, um abajur manualmente produzido com estampa floral ou esculturas em madeira suar. Uma dica é formar uma composição com até três mandalas na sala de estar, no hall de entrada ou até escritório; soltas ou fixadas em qualquer posição o volume dado ao espaço será o suficiente para a sua decoração artesanal arrasar!

Na iluminação: basicamente, lustres e luminárias recebem materiais de artesanato em sua composição, dando ênfase ao ambiente. Desses materiais, os principais são feltro, tecidos coloridos, papel e corda de sisal. O efeito da luz em contato com o objeto é lindo e digno de destaque. Luminárias produzidas com raladores de legumes coloridos e customizados são super criativas e também deixam o ambiente mais moderno e delicado.

Nas cores: em móveis ou itens decorativos, marrom, bege, musgo, amarelo e laranja destacam-se no cômodo. Em geral, tons escuros e “queimados” criam uma atmosfera mais confortável, campestre e, por que não, elegante.

Onde e Como Usar a Decoração Artesanal

Um quarto com pinceladas manuais em uma caixinha envernizada, uma cozinha com mesa antiga pintada de amarelo, a sala em que os sofás são revestidos com tecido delicado floral, o home office com aquela poltrona retrô reformada, um banheiro e seu porta-toalhas pintado à mão ou o jardim e seus vasinhos feitos com conchas de cozinha. Decorar com artesanato permite recriar a história de qualquer ambiente.

Próximas campanhas