Decantador de Vinho

Decantador de Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecantador de Vinho

Nada mais delicioso do que apreciar um vinho durante uma refeição ou antes de dormir. Mas para que os sabores e aromas do seu vinho estejam mais apurados e beneficiados, passa-se por um processo de decantação. De fundo largo e boca fina, o decantador de vinho, ou decanter, é um recipiente de vidro ou de cristal no qual o vinho tinto é colocado para aguardar sua decantação.

O decantador de vinhos era inicialmente feito de barro, mas com ajuda do Império Romano, sua versão em vidro foi criada e é usada até hoje. Outros povos também criaram versões em prata, bronze e ouro, mas pouco se mudou em seu formato desde então. No Westwing temos os mais diferentes tipos de decantador de vinho para aprimorar sua bebida e complementar as ocasiões. Inspire-se em nossas ideias!

Como decantar o seu vinho

Decantar, basicamente, consiste em separar os sedimentos de um líquido enquanto descansa em um recipiente adequado. No caso dos vinhos, suas impurezas são as borras acumuladas, que é uma espécie de poupa da uva. Geralmente a borra aparece em vinhos mais antigos. Além de fazer com que as borras do vinho fiquem no fundo, o decantador de vinho também permite a oxigenação da bebida, o que faz com que o mesmo libere todos os seus aromas, deixando-o mais saboroso. No caso de um vinho com teor alcoólico mais alto, a oxigenação o deixará mais suave ao acelerar suas reações físico-químicas.

Ao fazer a decantação, é ideal que a garrafa de vinho permaneça na vertical por dois dias antes de ser consumido e espera por uma hora por sua aeração após ser levado ao decantador para vinho.

Decantador de vinho na decoração

Mesmo não sendo um apreciador da bebida, decantadores de vinho ficam um charme a mais na hora de decorar a sua casa, especialmente a sua cozinha, no cantinho do bar ou de sua adega. Feitos de vidro ou de cristal, o recipiente é encontrado em diversos formatos e tamanhos. Se a sua intenção é decorar e não decantar, escolha modelos de decantador de vinho mais trabalhados que se destacam nos cômodos. Se sua preferência é por um vinho mais saboroso, um decanter mais simples pode te ajudar.

Seja de Porto, de Bordeaux ou do Brasil, o decantador de vinho é sempre bem-vindo para complementar as ocasiões com mais prazer e sabor!

Próximas campanhas