Daruma

Daruma

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDaruma

A superstição, hoje em dia, é menos um ato de fé do qual esperamos sentados pela realização de um desejo, mas um motivo a mais para nos empenharmos na concretização de algo que depende, exclusivamente, do seu esforço e empenho. A cultura japonesa compreende isso há tempos e, para reforçar essa sabedoria que remonta a tempos memorais nipônicos, muitos amuletos da sorte fazem parte da rotina deles, como o Daruma, por exemplo.

Esse secular item japonês possui a representação de um notório monge que passou anos em meditação. Seus significados, quando o boneco é colocado em casa ou em um comércio, são múltiplos e benéficos, visando, sempre, lembrar de que você deve perseguir os seus sonhos e realizá-los. Por isso, o Westwing preparou este especial sobre o Daruma, nos aproximando da cultura oriental e inspirando novas formas de repaginar a decoração do lar e criar novos conceitos. Confira!

Boneco Daruma: Significado

Redondo e oco, o Daruma é produzido costumeiramente de maneira artesanal. Seu formato, cores e expressão possuem símbolos explicáveis, que visam oferecer mais benefícios emocionais a quem se dispuser a enfeitar o lar com essa importante figura e fazer uma decoração oriental.

Daruma

A concepção do Daruma está relacionada ao monge Bodhidharma, tido como o fundador da seita Zen do budismo. De acordo com a lenda, ele passou nove anos em meditação, o que levou ao atrofiamento dos seus braços e pernas. Por isso, o boneco Daruma não possui membros. A partir daí, o seu formato arredondado, com a base ampla, que o torna difícil de derrubar e deu mais significado ao provérbio japonês: “caia 7 vezes, mas levante 8 vezes”.

Já a cor do seu manto – vermelho – tem como função, na superstição japonesa, afastar o mau-olhado e as energias negativas em geral. No entanto, encontra-se o Daruma com mantos coloridos, cada um com um significado diferente, como veremos:

  • Amarelo: segurança.
  • Azul: saúde e longevidade.
  • Branco: harmonia e amor.
  • Preto: fortuna, prosperidade.
  • Vermelho: felicidade e sorte.

Por fim, os olhos do Daruma não possuem pupilas. São inteiramente brancos, o que o deixa com um complemento supersticioso para quem deseja fazer um pedido a ele e visa correr atrás da sua realização.

Como Usar o Daruma

Ao fazer um pedido ao Daruma, é necessário pintar um dos seus olhos e, em seguida, localizar a entrada da sua parte oca (que se encontra na base do boneco) e colocar o seu pedido a ele, lá dentro.

Assim que realizado o  desejo, o outro olho deve ser pintado. No entanto, a lenda vai além e revela que o seu Daruma deve ser queimado, uma vez que o ciclo já foi concluído. No mais, a cultura japonesa visa adquirir um novo Daruma em épocas de virada do ano, uma vez que é o período mais celebrado para iniciar um novo ciclo de prosperidade e novos objetivos a serem conquistados.

Acomode a prosperidade no seu lar com um Daruma e muitos outros amuletos japoneses e inspire-se nos caprichos da cultura japonesa para enxergar novos horizontes nos seus próprios objetivos!

Como Fazer um Daruma

Você ainda pode dar mais significado ao seu Daruma criando o seu próprio boneco personalizado! Confira esse passo a passo de como fazer um Daruma:

Você vai precisar de:

  • Saquinho
  • Areia
  • Fio de torção

  • Fita adesiva
  • Ovo de plástico
  • 1/4 de cola branca
  • 3/4 água
  • Tigela
  • Tiras de jornal de 2,5 cm de largura
  • Tinta vermelha, branca, preta e dourada

Passo a passo:

  1. Preencha o saquinho com uma pequena quantidade de areia e amarre-o com o fio de torção para começar a montar o seu Daruma;
  2. Coloque o saquinho com areia no ovo de plástico. Ele deve preencher metade do ovo para ficar do tamanho ideal para o seu Daruma;
  3. Feche o ovo de plástico e enrole fita adesiva ao redor dele várias vezes para juntar as duas metades do seu Daruma;
  4. Misture a cola branca e a água na tigela para fazer papel machê para enfeitar o seu Daruma;
  5. Mergulhe as tiras de jornal na mistura de cola com água e vá cobrindo o ovo plástico com várias delas;
  6. Espere o papel machê secar por cerca de 24 horas. Em dias de baixa umidade, o processo de secagem costuma ser mais rápido;
  7. Pinte o seu Daruma por completo com tinta vermelha;
  8. Depois de secar, faça o rosto do Daruma com a tinta branca;
  9. Pinte, então, dois círculos no rosto do seu amuleto, para fazer os olhos onde você deverá preencher depois de fazer o seu pedido;
  10. Personalize da maneira que quiser com a tinta dourada, por exemplo, para enfeitar o seu Daruma exclusivo!

Agora que você já aprendeu o significado e como fazer um Daruma, pode apostar nesse amuleto para dar de presente para alguém ou aproveitar para fazer os seus pedidos!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais supersticioso com um Daruma! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a escolher o melhor Daruma para a sua decoração com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de como fazer um Daruma, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração com Daruma da cor que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa e podendo fazer um pedido para que o Daruma ajude! Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com milhares de produtos inovadores e dicas para melhorar a sua qualidade de vida que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas