Daniel Libeskind

Daniel Libeskind

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDaniel Libeskind

Aos 26 anos de idade, Daniel Libeskind já tinha vivido na Polônia, Israel, Estados Unidos e Inglaterra, além de ter estudado música, feito faculdade e pós-graduação em arquitetura. O polonês, naturalizado americano e radicado em Berlim, incorporou este espírito internacional e hoje é um dos principais nomes da arquitetura contemporânea. Seus trabalhos podem ser vistos em vários continentes do planeta e são reconhecidos por suas linhas, formas geométricas e ângulos sinuosos.

Uma das obras mais importantes de Nova York, o plano diretor de reconstrução da área onde ficava o World Trade Center, é um dos trabalhos de Daniel Libeskind. A One World Trade Center, primeira torre construída para a região, retratra bem o estilo desconstrutivista de Daniel Libeskind, que influenciou um grupo de outros importantes arquitetos pelo mundo. Para conhecer mais sobre a carreira e as obras de Daniel Libeskind o Westwing preparou um conteúdo especial.

O Estilo de Daniel Libeskind

A frase “a arquitetura é uma linguagem” é a marca registrada do arquiteto Daniel Libeskind. Foi esta linguagem que o tornou conhecido em todo o mundo. Seu primeiro trabalho foi realizado tarde, só aos 43 anos quando iniciou o projeto de construção do Museu Judaico de Berlim, mas até os 52 anos se dedicou quase que exclusivamente a vida acadêmica. Daniel Libeskind nunca quis construir qualquer coisa, a ideia dele sempre foi a de deixar sua marca pelo mundo.

O estilo de Daniel Libeskind representa as ideias do movimento descontrutivista do final dos anos 80. Um movimento marcado pelo desenho não linear, formas não retilíneas, imprevisíveis, que se opõem com as linhas e formas rigidas do modernismo. Ângulos imponentes, áreas labrínticas, formas geométricas que se encontram, planos inclinados e plantas em zigue-zague marcam os principais trabalhos de Daniel Libeskind.

Daniel Libeskind pelo Mundo

Vários lugares do mundo contam com uma obra do arquiteto Daniel Libeskind. A maneira como ele intervem na cidade é muito peculiar, ele afirma que as obras devem ter um papel ético na cidade em que estão, com o propósito de não reforçar ideologias estabelecidas. Criar novos olhares, novas formas e ângulos, chamar atenção das pessoas e atrair admiradores.

Estas obras são as mais conhecidas de Daniel Libeskind pelo mundo:

  • Museu Judaico de Berlim: O primeiro projeto executrado por Daniel Libeskind, foi intitulado de “Entre Linhas, pois o prédio forma um grande zigue-zague entre linhas retas e tortuosas. As janelas tem grande destaque por serem pequenos recortes em formas irregulares ao longo da construção.
  • Imperial War Museum: Localizado na margem do Rio Irwell, em Manchester, na Inglaterra, esta construção chama atenção pelas linhas sinuosas e opostas que dão um resultado imprevisível. A estrutura metálica, ajuda a refletir a luz que contribui para o reflexo da edificação nas águas do rio, criando uma visão dupla do museu.
  • One World Trade Center: A primeira torre que ocupa a área onde ficavam as antigas Torres Gêmeas é um dos trabalhos mais recentes de Daniel Libeskind. Além do prédio está sendo construído um jardim, um observatório, além do memorial em homenagem as vítimas dos atentados de 2001.

Daniel Libeskind transformou várias cidades com os seus traços e ângulos fortes, seu estilo influencia pessoas por todos os cantos do mundo. Para conhecer o trabalho de outros arquitetos importantes confira conteúdos especiais no Westwing.

Próximas campanhas