Cuidados com a Grama

Cuidados com a Grama

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCuidados com a Grama

Ter um gramado no quintal é muito benéfico. Além da casa ficar mais bonita, as plantas capturam a poeira e filtram a água da chuva, reduzindo a poluição. O processo de fotossíntese de um gramado devolve oxigênio ao ar e produz o equivalente ao necessário para uma respiração saudável de quatro pessoas. Além disso, a radiação solar é absorvida pelo gramado, que reflete menos calor e deixa a casa fresca. Em soma aos benefícios, os cuidados com a grama são fáceis.

O gramado é um bonito plano de fundo para um jardim de entrada ou de um quintal. Ele proporciona contato com a natureza e atrai pássaros. O Westwing preparou dicas de cuidados com a grama para que a sua área externa fique ainda mais verde. Veja ainda os tipos de plantas e escolha a ideal para você e sua casa.

Tipos de Grama

Existem diversos tipos de gramados para o jardim. Saiba mais sobre eles, suas características mais comuns e os cuidados com a grama.

Grama-Catarina ou Grama-São-Carlos: de tom verde mais claro do que as demais e folhas mais largas. Os cuidados com a grama necessários são frequente luz do sol e corte constante. Esse tipo de gramado é resistente ao pisoteio e a seca.

cuidados_com_a_grama2Grama-Esmeralda: a espécie mais comum, usada em quintais e parques, forma um extenso tapete. Tem coloração verde intenso e recuperação após corte lenta, ou seja, não é necessário aparar com frequência.

Grama-Coreana: de folhas finas e verde intenso, tem aparência delicada. Não é necessário o corte constante, porém, é pouco indicada para passagens.

Grama-Bermuda: geralmente usada em campos de futebol. É preciso corte frequente, muita água e sol.

Grama-Batatais: rústica, esse tipo de gramado possui folhas longas e crescimento rápido após o corte. É indicado que tenha sempre exposição ao sol.

Grama-Inglesa: com folhas verdes escuras, não precisa ser cortada constantemente. Tolera sombra uma parte do dia e necessita de rega frequente.

Cuidados com a Grama

Os cuidados com a grama necessários dependem da sua espécie. Porém, alguns pontos são universais. São eles:

Corte: É recomendado que o corte seja realizado com cortador de grama orbital ou máquina tipo roçadeira. A altura de corte é adequada ao gênero da planta e do espaço. As bordas de canteiros ou caminhos de jardim podem ser cortados à mão, caso necessário. Não é indicado o corte depois de uma chuva, pois o gramado pode ficar irregular. O primeiro corte deve ser feito logo que a grama estiver enraizada, afim de incentivar seu crescimento no sentido correto.

Falhas no gramado: Os cuidados com a grama no caso de falhas são o preenchimento com tufos de planta retirados de bordas de canteiros ou áreas pouco visíveis do jardim.

Rega: Em semanas sem chuva ou de dias muito quentes e secos, recomenda-se regar o gramado. Irrigue sempre antes que o solo fique completamente seco, pela manhã ou à tarde, evitando os horários mais quentes do dia.

Fertilização: É indicado que as plantas sejam fertilizadas com composto orgânico. Aconselha-se cobrir a grama com uma leve camada de terra uma vez por ano. Isso possibilita o nivelamento e dá vida nova ao gramado.

Ervas-Daninhas: as ervas-daninhas devem ser arrancadas manualmente antes de cortar a grama para que elas possam ser mais facilmente identificadas. Depois, é recomendado cobrir o solo com palha ou folhas secas para evitar que as plantas daninhas se reproduzam.

Com esses cuidados com a grama, você terá um gramado bonito o ano inteiro. Comece já a colocar verde no seu jardim.

Próximas campanhas