Cozinhas

Cozinhas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCozinhas

Passamos uma grande parte do nosso tempo na cozinha. É nesse cômodo que nos reunimos em família, fazemos as refeições e falamos sobre o dia a dia, após um longo dia de trabalho ou na escola. Por isso, além de funcional, é importante que esse espaço também seja belo, bem decorado e proporcione sensação de bem estar para os moradores e visitantes da casa. Afinal, todo mundo gosta de viver em ambientes inspiradores.

Fogão geladeira, panelas, frigideiras, armários, lâmpadas... Além de contar com uma decoração que reflita nossa personalidade, gostos e interesses, a cozinha precisa conter os acessórios e a iluminação adequada, além de uma boa organização. O mobiliário ideal para este espaço deve ser prático e funcional. Animado para começar a montar a cozinha dos seus sonhos? O Westiwing traz dicas e muitas ideias de decoração para sua cozinha ideal, confira!

Acessórios Modernos para Cozinhas

O espaço das cozinhas é muito melhor utilizado quando dispõe de acessórios e utensílios adequados, ou seja, quando é um lugar onde se pode cozinhar à vontade e com comodidade e praticidade. Para que isso seja possível, o melhor é ter o auxílio de utensílios de cozinha, móveis e acessórios de decoração que farão com que as cozinhas se tornem o lugar perfeito para cozinhar e entreter os amigos e familiares.

Qual o Melhor Formato para Cozinhas?

O formato das cozinhas irá depender do tamanho e da disposição dos móveis no espaço em questão. Existe uma opção adequada para cada tipo de distribuição e tamanho em metros quadrados:

  • Cozinha em formato de linha: esse modelo é ideal para lugares estreitos e compridos, com um espaço de armazenamento muito limitado. As cozinhas nesse formato são perfeitas para aproveitar o local existente e ainda deixar a área das portas livre e obter espaço para cozinhar com toda comodidade.
  • Cozinha em formato de linha dupla: são cozinhas compostas por corredores ou linhas paralelas. Possuem uma maior capacidade para estocar alimentos e bancadas mais amplas. No entanto, por terem duas zonas separadas mesmo sem portas, a circulação não é tão otimizada.
  • Cozinha em formato de L: esse desenho permite com que se trabalhe nas cozinhas de forma totalmente fluida. Em cozinhas de layout aberto, o lado menor é frequentemente utilizado como bancada. Acrescente um balcão e terá um lugar para realizar refeições de maneira totalmente integrada.
  • Cozinha em formato de U: cozinhas com um dos recortes de mais simples com relação à disposição dos espaços, permitindo assim preparar alimentos de forma prática.
  • Cozinha americana: esse tipo de desenho pode ser coordenado com qualquer outro formato e distribuição dos móveis. Duas da principais vantagens deste tipo de layout é permitir a comunicação com o restante da casa e ganhar mais espaço, dada a ausência de divisórias que separam os espaços.

O formato escolhido para as cozinhas, porém, não é o mais importante. O essencial é que as cozinhas se adaptem à rotina das pessoas da casa, que as usam todos os dias para cozinhar e preparar suas refeições. Por isso, a altura, a profundidade e a largura das bancadas e armários são tão importantes para fazer das tarefas culinárias uma experiência muito mais agradável e, ao mesmo tempo, prevenir dores nas costas ou problemas posturais.

Os eletrodomésticos mais utilizados como lava-louças, geladeira, forno e fogão, devem ficar próximos uns dos outros, ajudando assim a economizar distâncias e deslocamentos desnecessários pelo cômodo. Os utensílios de cozinha mais usados devem ser dispostos de maneira organizada e estar sempre a uma altura de fácil alcance para quem usufrui do espaço. O restante dos acessórios podem ser guardados em armários ou gabinetes mais distantes.

Organização em Primeiro Lugar

A organização das cozinhas é de muita importância. Às vezes, deixamos miudezas ou utensílios espalhados sobre a bancada, deixando uma aparência de caos e desordem. Quanto aos armários, é possível optar por prateleiras abertas ou com portas. O melhor é escolher um sistema que combine as duas opções. Dessa forma, pequenos objetos como latas, copos e caixas podem ser armazenados atrás das portas, criando uma maior sensação de ordem.

móveis cozinhas

Iluminação para Cozinhas

É importante que as cozinhas contem com diferentes zonas de iluminação, já que para cada ponto deste cômodo é necessário um tipo específico de luz, com uma determinada intensidade. A sintonia perfeita pode ser conseguida com uma boa mescla entre o espaço de trabalho e a iluminação. Qualquer lugar das cozinhas no qual se trabalhe preparando alimentos deve estar perfeitamente iluminado, seja sobre o fogão, bancada ou pia.

A melhor opção para estes pontos de luz em cozinhas são as lâmpadas halógenas ou as de LED. Nas áreas das refeições, estejam elas integradas ou separadas das cozinhas, uma luz mais suave e quente é o ideal. As luminárias pendentes são perfeitas para serem colocadas acima da mesa de jantar, já que projetam a luz sobre a mesa de forma direcionada e possuem altura ajustável. No entanto, deve-se tomar cuidado com regulagem de altura dos pendentes, para que não bloqueiem o campo de visão das pessoas sentadas à mesa.

Também é importante que a luminária seja de material anti-reflexo, de modo que as pessoas sentadas à mesa não sejam incomodadas pelo brilho da luz ou tenham sua visão ofuscada pela mesma. Seja qual for o desenho e distribuição eleito para as cozinhas, o importante é que ela seja a cozinha dos seus sonhos, onde é possível se sentir verdadeiramente em casa.

Móveis Modernos para Cozinha

É possível usar móveis de cozinha simples, mas ter um design moderno no cômodo. Para obter esse efeito a dica é utilizar a combinação entre branco, preto e prata. Essas cores proporcionam um aspecto clean ao ambiente, onde o destaque será os detalhes. Por isso, vale a pena investir em peças de inox, que é um material simples, contudo instaura uma presença marcante.

Para obter esse estilo moderno, o segredo é apostar em móveis modernos para cozinha que contribuam para a funcionalidade e praticidade do ambiente que, junto com o a aparência limpa, são características desse tipo de estilo.

Ilha de Cozinha

Um dos móveis modernos para cozinha que não pode faltar na sua casa é um balcão ou bancada que forme uma ilha nesse cômodo. Ele deve ficar no centro do ambiente para ajudar na divisão de trabalho dentro da cozinha e também para servir como recurso para realizar refeições, dispensando a mesa. Assim, enquanto alguém lava a salada na pia, por exemplo, outra pessoa pode ir preparando-a na ilha. É por conta dessa multifuncionalidade que o balcão como ilha tem sido um dos principais móveis modernos para cozinha.

As cadeiras que serão utilizadas nessa ilha são outras sugestões de móveis modernos para cozinha. Escolha modelos que possuam opção de regulagem de altura e que tragam um design inovador.

Vá além das dicas de móveis modernos para cozinhas. Continue navegando pelo nosso site e confira diversas dicas mais.

Dicas de Decoração de Cozinhas

Assim como qualquer outro ambiente da sua casa, as cozinhas também devem ser decoradas de acordo com o seu estilo e personalidade. Você pode optar por uma decoração de cozinhas vintage, retrô, moderna, clássica, rústica ou até mesmo misturar os estilos, sempre de maneira harmônica e que te agrade.

Confira todas as dicas de decoração de cozinhas do Westwing e inspire-se com as nossas ideias e produtos para deixar o seu lar um ambiente mais elegante, prático e autêntico!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas