Cozinhas com Ilha

Cozinhas com Ilha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCozinhas com Ilha

Poucos cômodos costumam variar tanto de uma casa para outra quanto a cozinha. São tantas as possibilidades de decoração e organização desse espaço que, hoje em dia, há projetos acessíveis para todos os gostos e estilos. Entre as opções de design em alta estão as cozinhas com ilha.

Quais as vantagens de uma cozinha com ilha? Que tipo de instalação é necessária? Quais soluções de armazenamento podem ser exploradas nesse tipo de espaço? O Westwing esclarece essas e outras dúvidas e traz dicas e ideias para você personalizar o seu cômodo. Confira!  

Cozinhas com Ilha: Características

Modernas, arrojadas e muito práticas, as cozinhas com ilha têm ganhado adeptos em todo o mundo. Portanto, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o design e instalação desse tipo de cozinha.

cozinhas com ilha

Uma forma de começar a pensar em um projeto desse tipo é definir qual será a função principal do cômodo. As cozinhas com ilha costumam ser divididas em duas partes principais: um lado dedicado ao preparo da comida e o outro destinado às refeições.

Se o objetivo é preparar refeições na cozinha com ilha, é recomendável pensar no espaço necessário para instalação de elementos como pias, torneiras e toda a tubulação. No entanto, se a função principal da cozinha com ilha é servir como local para tomar café da manhã, almoço e jantar, será necessário priorizar os assentos, a mesa ou bancada de refeição.

Cozinhas com Ilha: Instalação dos Eletrodomésticos

Outro aspecto do design de cozinhas com ilha que merece atenção especial são os aparelhos e eletrodomésticos que precisam ser integrados ao espaço. Ao iniciar o projeto de construção de uma cozinha com ilha é fundamental decidir com clareza sobre quais aparelhos farão parte da ilha e como eles podem ou precisam ser instalados, tendo em conta o espaço disponível.

Essa etapa do planejamento de uma cozinha com ilha é fundamental para o sucesso do projeto. É igualmente importante que o projeto seja feito levando em consideração o tamanho do espaço disponível no cômodo. Em alguns casos, pequenas adaptações podem ser necessárias para que a funcionalidade da cozinha seja mantida.

cozinhas com ilha

Uma boa sugestão é listar todos os aparelhos e eletrodomésticos os quais você quer manter na sua cozinha com ilha em ordem de prioridade. Dessa forma, ficará mais fácil escolher e fazer adaptações necessárias durante a concretização do projeto.

Cozinhas com Ilha: Dicas de Planejamento

A cozinha é um dos espaços mais dinâmicos da casa. Portanto, é fundamental que organização e design desse cômodo sejam baseados na funcionalidade. Para tanto, é recomendável considerar alguns aspectos:

  1. A superfície de pavimento aberto em torno da ilha requer alguns cálculos. De modo geral, é possível sugerir a medida de 3 metros de espaço nas extremidades da ilha;
  2. É recomendável que os lados de trabalho da peça tenham 42 centímetros de espaço no mínimo para que seja mantida a funcionalidade das cozinhas com ilha;
  3. Atenção para a altura dos assentos. Ao optar por instalar bancos nas cozinhas com ilha, é recomendável decidir entre 36 e 42 centímetros para a altura do assento. Sobre esse aspecto vale a pena ressaltar: a ilha pode ser projetada em dois níveis, com o lado de trabalho mais baixo e o lado das refeições um pouco maior para acomodar bancos de bar;

Além disso, é recomendável procurar a ajuda de um profissional apto a verificar todas as especificidades, bem como soluções mais adequadas para o seu caso.

Prateleiras

Para ajudar na organização das cozinhas com ilha, as prateleiras são ótimas aliadas. Podendo auxiliar para armazenar desde panelas e pratos até utensílios de cozinha, prateleiras e estantes são essenciais para este cômodo.

Cozinha com Sala de Jantar Integrada

A fim de otimizar o ambiente, você pode optar por um projeto de cozinha com sala de jantar agregada. Dessa forma, a bancada fica disponível apenas para o preparo dos pratos e as refeições podem ser servidas na mesa de jantar.

Sala de Estar com Cozinha Agregada

Outra ideia para facilitar a organização do espaço é a cozinha com sala de estar integrada. Assim, enquanto você prepara as comidas e bebidas para a sua família e convidados, eles podem ficar acomodados no conforto da sua sala de estar.

Fotos de Cozinhas com Ilha

Confira a galeria de fotos de cozinhas com ilha para você se inspirar na hora de montar a sua!

Gostou das dicas do Westwing? Então continue navegando para descobrir novos estilos e combinações para criar no seu lar!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas