Cozinha Sustentável

Cozinha Sustentável

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCozinha Sustentável

É difícil imaginar o que impacto de um simples jantar planejado para a família pode causar ao meio ambiente. Afinal, nós estamos muito mal acostumados a consumir alimentos congelados, a utilizar água, gás e energia sem nenhum controle, além de produzir e descartar lixo sem orientação de coleta seletiva. Se repensarmos um pouco sobre esses e outros hábitos, podemos transformar seu ambiente para ter uma cozinha sustentável com mais saúde, sabor, consciência e ganhar economia financeira.

Entre os principais pilares de uma cozinha sustentável estão o uso de tecnologias que reduzam o consumo de água, gás e energia elétrica, consumo consciente de alimentos e aprimoramento de técnicas de preparo e reaproveitamento. Para saber como aplicar esses pilares e fazer sua cozinha sustentável, o Westwing tem algumas dicas que vão ajudar você. Confira nossas dicas de economia de recursos naturais e inspire-se para ajudar o planeta.

Como ter uma Cozinha Sustentável?

Para evitar que alimentos estraguem e sejam dispensados em grandes quantidades, é muito importante em uma cozinha sustentável fazer uma revisão das geladeiras e armários e escrever uma lista, anotando apenas o necessário antes de sair de casa para fazer as compras.

Dê preferência para feiras e mercados mais próximos à sua casa. Assim, você não precisa usar o carro, economiza o combustível e ainda deixa de contribuir com a emissão de CO² no ar.

Se quer ter uma cozinha sustentável, não é recomendado visitar a seção de congelados! Além de serem produzidos com conservantes prejudiciais a sua saúde, esse tipo de alimento demanda mais energia em seu preparo, tanto industrial quanto em casa.

Passe a incluir produtos orgânicos em sua alimentação, procure conhecer quem são os produtores da sua região e proponha compras coletivas.

Faça você mesmo! Uma hortinha de ervas em casa, além de dar graciosidade na decoração da sua cozinha sustentável, também é fácil semear em pequenos vasinhos. Caso você possua um jardim ou algum espaço livre no quintal, experimente construir sua própria horta com alimentos frescos e orgânicos.

Cozinha Sustentável

Cozinha Sustentável no Preparo

Para ter uma cozinha sustentável, fique de olho no preparo dos alimentos. É possível economizar energia e outros recursos naturais em sua cozinha sustentável.

  • Dê preferência aos eletrodomésticos com selo de economia, o famoso Procel, e escolha panelas que apresentem características de produção sustentável e/ou maior durabilidade;
  • O modo stand by é conhecido como responsável pela “energia vampirizada”. Desligar as tomadas dos aparelhos quando não estiverem em uso pode reduzir o valor da conta em até 5%;
  • Se você pode usar faca, evite o uso de processadores;
  • Antes de cozinhar os grãos, deixe-os de molho por algumas horas. Isso ajudará a reduzir o tempo de cozimento e gasto de gás de cozinha. Outra prática que pode auxiliar a ter uma cozinha sustentável e reduzir o consumo de gás é cozinhar sempre com fogo baixo e panelas tampadas, ou ainda, usar a panela de pressão com maior frequência;
  • Lave as verduras, legumes e cereais em uma bacia ao invés de água corrente e, depois, use a água para regar suas plantas. Além da reutilização, a água estará repleta de nutrientes extras;
  • Deixe os alimentos descongelar naturalmente antes de levar ao forno e lembre-se de esperar esfriar os alimentos antes de levá-los a geladeira. Essa prática consome mais energia do que o necessário;
  • Evite usar guardanapos de papel. Substitua-os por guardanapos de tecido;

 Cozinha Sustentável na Limpeza

A limpeza da cozinha sustentável também deve ser ecologicamente correta. Veja pequenas atitudes que podem ajudar o planeta na hora da higienização. Deixe a louça de molho antes de lavar e, caso costume usar a lava-louças, evite usar o modo de secagem automático deixando que ela escorra naturalmente.

Use soluções ecológicas para substituir os produtos de limpeza industrializados. Separe o lixo orgânico e o lixo reciclável em recipientes diferentes ou ainda organize um depósito de compostagem para transformar o lixo orgânico em adubo para sua horta.

Com um pouquinho de disciplina e atitude, qualquer pessoa está apta a reeducar seus hábitos de consumo, preparo e descarte de alimentos para ter uma cozinha sustentável cheia de receitas saborosas e saudáveis para salvar o mundo.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas