Cozinha Shabby Chic

Cozinha Shabby Chic

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCozinha Shabby Chic

Na década de 1980, artesãos ingleses perceberam que era possível ter muita classe em casa mesmo sem poder investir grandes somas no mercado decorativo, que estava em plena ascensão. Foi a partir da reciclagem criativa de móveis antigos que surgiu o estilo Shabby Chic, muito utilizado na maneira inglesa de compor salas, quartos e cozinhas. E, por falar nisso, que tal começar agora mesmo a planejar a sua cozinha Shabby Chic?

A cozinha shabby chic é marcada pela valorização de móveis antigos reformados. Em vez de esconder aquele armário ou mesa antiguinha, mas que ainda exibe muita qualidade, que tal valorizar as marcas deixadas pelo tempo e mostrar que ele pode continuar muito bonito e pode até mesmo tornar-se chique? Guiado por essa ideia, o Westwing preparou um conteúdo para você sobre a cozinha shabby chic. Inspire-se nas nossas dicas!

Cozinha Shabby Chic: a Arte de Reaproveitar

Shabby, do inglês, significa surrado e, chic, como bem sabemos, é um sinônimo para classe e elegância na decoração de casas. O nome do estilo é perfeito para descrever essa tendência perpetuada na região da Inglaterra: reutilizar móveis antigos e com marcas do tempo e transformá-los em uma peça única, cheia de charme. Para isso, eram necessárias algumas mãos de tinta, lixas e muito bom gosto. Não demorou para que o estilo Shabby Chic se popularizasse entre diversas camadas sociais e, com o tempo, tornar-se um dos preferidos de designers e arquitetos.

Na cozinha shabby chic, o mobiliário é muito importante e define bem o estilo. Um exemplo de armário shabby chic o  Cofre Pie, um clássico do mobiliário desse tipo de decoração que foi projetado inicialmente para armazenar bolos e tortas. Na Inglaterra, as “tea partys” são muito comuns. Por isso, o armário cofre pie é, na verdade, uma espécie de cristaleira com gavetas grandes em formato quadrado, ideais para receberem esse tipo de alimento.

Assim como os armários, as mesas na cozinha shabby chic são reaproveitadas ou novas, mas propositalmente desgastadas para fazer jus à tradição dessa tendência. As cores são claras, com detalhes em metal ou acabamento envelhecido.

Acessórios na Cozinha Shabby Chic​

Para criar uma atmosfera própria na cozinha shabby chic, os acessórios e revestimentos são muito importantes. Para isso, no caso da cozinha shabby chic, vale investir nas chamadas “quinquilharias” que, certamente, você já viu na casa da vovó. São jarras, copos, chaleiras, caixinhas decorativas e até mesmo panelas vintage que, juntas, formam um efeito bagunçadinho e propositalmente antigo e que colabora com a decoração shabby chic.

Essas peças podem ser usadas e desgastadas e para uso decorativo na cozinha shabby chic. Você pode garimpá-las em brechós, mercados de pulgas e até mesmo na casa de parentes. Quem sabe você não encontra um item precioso no sótão da sua própria casa para complementar sua cozinha shabby chic!

O papel de parede florido também pode ser um ótimo aliado, assim como azulejos antigos e pintados à mão. Uma cozinha americana, por exemplo, pode receber um balcão repleto de azulejos decorados com misturas de estampas que é a cara desse estética. Resumindo, a cozinha shabby chic é uma mistura do desgastado do mobiliário com a delicadeza de detalhes emprestada do estilo provençal e romântico. O resultado é a exaltação da simplicidade como sinônimo de extremo bom gosto!

 

 

Próximas campanhas