Cozinha Provençal

Cozinha Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCozinha Provençal

Tendência que vem de tempos e nunca vai embora, o estilo provençal é delicado, transborda romantismo e simplicidade no tom certo, com toques de bom gosto, elegância e neutralidade, que lembram o encanto causado pela brisa suave e cores marcantes das plantações e lagos da antiga Provença do século XVIII. Já dá para imaginar como é linda uma cozinha provençal, não é?! Basicamente branca, com elementos rústicos e tons suaves, ela é pura doçura e personalidade.

E não é preciso muito para se ter uma: seu charme pode estar nos detalhes de adornos e revestimentos ou marcar presença com um único mobiliário. É contagiante a beleza que causa um cômodo nesse estilo! O Westwing sabe como é e se, assim como nós, você também caiu nos encantos desse padrão decorativo, aproveite nossas dicas e inspirações e tenha a cozinha provençal dos sonhos, com todos os utensílios e móveis a que tem direito!  

O QUE FAZ PARTE DE UMA COZINHA PROVENÇAL?

É fácil entender como e com o que é possível dar forma a uma cozinha provençal. Isso porque são várias as suas opções ornamentais. A primeira indicação é para que o ambiente da cozinha provençal seja projetado com base na cor branca, bem claro, iluminado e clean. Nesse contexto, a preferência é por revestimentos neutros no piso, teto e paredes ou com tons pastel, como creme, pêssego, salmão, verde oliva, turquesa e amarelo claro; também é possível decorar uma das paredes com papel de parede ou azulejo floral, xadrez delicado ou com um discreto patchwork.

Essas mesmas cores ainda são válidas para os móveis e objetos decorativos da cozinha provençal. Sobre os primeiros, materiais como madeira branca entalhada e ferro são os que mais remetem às províncias francesas e oferecem o charme bucólico característico do estilo; armários, mesa, cadeiras e banquetas são as mobílias que melhor aceitam o aspecto rústico.

Já os adereços para a cozinha provençal incluem relógios e lustres provençais, utensílios de cozinha graciosos, acessórios de madeira e porcelana, vasos pintados, cortinas de tecido também floral e tapetes ou passadeiras artesanais; você tem a opção de usar todos de uma só vez ou escolher os preferidos para dar um detalhe provençal à cozinha.

SUGESTÕES DE DÉCOR PARA UMA COZINHA PROVENÇAL

O mais importante na hora de decorar a cozinha provençal é dar um ar rural bem delicado a cada cantinho do ambiente, exatamente com a intenção de proporcionar um efeito campestre, como se o cômodo tivesse sido transportado das luxuosas casas das províncias francesas para os dias de hoje. Para começar, a dica é usar um ou mais móveis com madeira de pátina para dar a sensação de peça desgastada; uma boa sugestão é compor a cozinha provençal com uma mesa branca e cadeiras com estofado de poás e um pendente provençal de ferro com cúpulas de tecido e desenhos florais. Para esse décor, o frontão da pia pode ser revestido de tijolinhos aparentes ou papel de parede com listras finas mescladas de verde menta e branco. Vasinhos com flores campestres como lavandas, lírios, crisântemos ou tulipas também ficam um charme! Combinados, criam um estilo, além de rústico, shabby chic.

E não importa se você quer uma cozinha provençal planejada, americana ou integrada! A versatilidade da cozinha provençal permite que o seu ambiente, seja como for e com a dimensão que tiver, ganhe o clima romântico, feminino e delicado próprio desse tipo de decoração.

A cozinha do filme “Alguém Tem que Ceder” (Something’s Gotta Give) é uma ótima inspiração caso você queira ter uma cozinha provençal com um toque contemporâneo: ela dispõe de um relógio antigo com algarismos romanos e armários de madeira brancos com detalhes em preto que se contrapõem com eletrodomésticos e lustres modernos, além de uma ilha com tampo de alvenaria e base de madeira.

Próximas campanhas