Cozinha Pequena

Cozinha Pequena

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCozinha Pequena

Pequenos espaços podem servir de grandes inspirações. A cozinha pequena é um cômodo cada vez mais comum nas grandes cidades, principalmente nos apartamentos. Porém, isso não significa que ela não tenha vantagens ou que a decoração do ambiente fique comprometida. O segredo de uma cozinha pequena está nas palavras-chaves adaptação e praticidade, sem esquecer-se do seu charme e elegância.

O primeiro passo ao transformar uma cozinha pequena é pensar em sua funcionalidade. Como seu espaço é reduzido, a disposição dos objetos, móveis e eletrodomésticos precisa estar organizada de maneira prática e de forma que a pessoa não precise se deslocar muito para alcançar algo. Quanto à decoração, ela pode ser feita através de pequenos – e interessantes – detalhes, já que a cozinha pequena não precisa ter muitos objetos estilizados para se tornar interessante. A ideia é aproveitar os espaços que a compõem, como paredes e piso, para abusar da criatividade.

Como Melhor Adequar a Cozinha Pequena

Uma das melhores maneiras para aproveitar o espaço de uma cozinha pequena decorada é usar muitas prateleiras. Elas ajudam a economizar espaço e dão a impressão de que esse cômodo da casa é maior. As portas dos armários também podem ser retiradas, pois elas ocupam bastante espaço na hora de abrí-las.

Quanto mais o espaço for verticalizado, melhor! Ou seja, deixe pendurado tudo aquilo que for possível. Próximo do fogão, por exemplo, pode haver alguns ganchos nos quais se pendura objetos como escumadeira, concha, colher de pau, frigideira. Já ao lado da pia pode ser pendurado o escorredor de louça e latas com talheres ou produtos de limpeza, como detergente e esponja.

Objetos “rodízio”, aqueles que possuem rodinhas, também são boa opção, inclusive para uma cozinha pequena de apartamento, devido à possibilidade de deslocamento. Itens como a fruteira e um carrinho para guardar as louças e utensílios são bons exemplos de acessórios com rodinhas que funcionam bem para esse tipo de espaço.

Cozinha Pequena

Cozinha Pequena Decorada

Como a cozinha pequena não dispõe de muito espaço para objetos decorativos, uma das melhores saídas é apostar nas cores. Se a maior parte do espaço for decorada com apenas uma única cor, como o branco, a sugestão é apostar em peças coloridas para quebrar a monotonia. Eletrodomésticos, como geladeira e micro-ondas, podem vir com uma cor forte e de destaque, como o vermelho ou azul turquesa.

As cores também podem surgir nos detalhes dos utensílios de cozinha, como em copos, pratos, talheres e toalha de mesa. Outra opção é inovar nas cadeiras e banquetas, adotando um design diferente e novas texturas e cores em seus estofados.

Além das cores ajudarem a criar uma cozinha pequena decorada, elas também podem auxiliar a expressar o estilo escolhido para o espaço. As cores dos eletrodomésticos garantem a atmosfera retrô e estão cada vez mais fáceis de encontrar. Através de um armário suspenso de madeira, é possível reforçar a presença rústica em um ambiente pequeno. Já um pendente de metal pode ser o toque de estilo industrial que sua cozinha pequena precisa.

A metragem já deixou de ser empecilho para um projeto de qualidade. Atualmente existem diversas formas de imprimir um estilo de decoração. Com materiais diferentes e possibilidades variadas de móveis para cozinha pequena decorada ficam muito mais simples fazer deste espaço um verdadeiro destaque.

Dicas para Cozinha Pequena Decorada

Para uma cozinha pequena decorada é preciso pensar em atitudes práticas que vão facilitar o seu dia a dia. Assim, além da beleza adquirida com um projeto inovador, você terá mais praticidade para arrumar os utensílios e preparar os alimentos.

Uma dica para ampliar os espaços é deixar a zona perto do chão livre. Esta simples forma de fazer a cozinha pequena decorada vai dar a sensação de um ambiente maior, além de facilitar a hora da limpeza. Deixe sempre a pia livre para oferecer mais amplitude. Prefira escorredores dobráveis, que depois de serem utilizados podem ser colocados num armário. Outra sugestão é o escorredor de parede.

A mesa é item fundamental para a cozinha pequena decorada. As de formato quadrado permitem mais liberdade de decoração e ocupam menos espaço. Outra sugestão é optar pelas mesas dobráveis – há modelos que são fixadas na parede. Para usar, basta puxar o tampo e se servir livremente.

Armários e prateleiras são bem vindas. Se a ideia é criar uma cozinha pequena de luxo, pense em móveis finos, com madeira e revestimentos. Cores claras permitem um ar luxuoso e requintado neste ambiente. Já para um ar mais moderno, a cozinha pequena decorada precisa de armários despojados que vão aumentar a beleza do local. Trabalhe com cores nos armários e azulejos, criando um contraste com o piso e teto. Assim, você terá uma cozinha pequena decorada com muito estilo!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas