Cozinha Indiana

Cozinha Indiana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCozinha Indiana

Nenhum lugar do mundo possui uma culinária tão diversificada quanto a Índia. Rica em especiarias, sabores e aromas, a cozinha indiana atual é o resultado de interações regionais com britânicos e mongóis e ela varia de região para região dentro do país, refletindo a variedade étnica, demográfica e religiosa em todo território indiano. A religião, aliás, é um dos pilares dessa gastronomia; hindus, budistas, muçulmanos, cristãos, judeus e jainistas criaram uma estreita relação entre comida e espiritualidade.

A cozinha indiana é de extrema importância para seu povo, pois além de sua forte presença no cotidiano, ela é essencial para a prática religiosa, fazendo parte das principais comemorações e festivais hindus. Na Westwing você encontra todas os conselhos para transformar sua casa em um lugar mais agradável e sofisticado. Confira inspirações de todas as partes do mundo aqui, em nosso site.

Especiarias

A cozinha indiana é essencialmente vegetariana, mas ainda assim existem muito pratos que incluem frango, peixe, cordeiro e outras carnes, com exceção da de boi e de vaca, que não entram em nenhuma dieta tradicional no país.

O grande destaque de fato dentro dessa riquíssima culinária são as especiarias. Ervas, temperos e grãos, entre outros, são artigos essenciais dentro da cozinha indiana, dando a comida toda a cor, o sabor e o aroma que a fez conhecida em todo o planeta. Algumas das especiarias mais utilizadas são pimentas (são vários tipos de malagueta, por exemplo, indo das mais ácidas às mais picantes), cominho, açafrão, cúrcuma, feno-grego, semente de mostarda, gengibre e alho. Muito comum também são condimentos formados pela mistura de várias especiarias. Qualquer planta, raiz, folha, semente, hortaliça, fruto, casca ou bulbo pode ser triturado e transformado em condimento no cardápio indiano.

Curry ou Masala

Apesar de ser consumido aqui no ocidente como um tempero tipicamente indiano, o curry possui outra definição na Índia: lá ele é um ensopado de legumes, carne ou peixe. Acredita-se que o que chamamos de curry na verdade é uma versão de masala, uma mistura de condimentos, ervas e plantas aromáticas que pode ser composta por até trinta ingredientes diferentes. Apesar de ser feita de formas diferentes em cada região, a masala é um item essencial a identidade da cozinha indiana.

Cozinha Indiana e sua Saúde

Um dos grandes destaques da cozinha indiana é o seu fator terapêutico. Cada alimento, grão ou condimento ingerido tem um forte impacto positivo sobre a saúde dos indivíduos. Vejam os benefícios de alguns dos principais ingredientes da culinária hindu.

  • Açafrão: Ajuda a limpar o sangue e controlar resfriados.

  • Alho: Desintoxicante, ele contribui no tratamento dos sistemas digestivo, nervoso, respiratório, reprodutivo e circulatório.

  • Assa-fétida: Poderoso agente digestivo que limpa a flora intestinal.

  • Coentro:  Seu suco é uma ótima solução contra febre, alergias, indigestão, problemas de pele, entre outros

  • Cúrcuma: É um antibiótico natural, melhora a digestão e  estimula a formação de novas células.

  • Gengibre: Bom expectorante e analgésico.

  • Mostarda: Alivia congestão e neutraliza toxinas.

Cardápio Completo

As especiarias não são usadas apenas na composição de pratos principais na cozinha indiana, elas também estão presentes na receita de bebidas e doces. O chá, que é a bebida mais consumida no país, seguido do café, é preparado geralmente como masalachai, masala fervida com leite. Nos doces utiliza-se muito anis, cardamomo, semente de lótus, papoula, água de rosa, entre outros.

Agora que você sabe o básico, é hora de se deliciar com os sabores, o aroma e as sensações da cozinha indiana

Próximas campanhas