Couro

Couro

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCouro

Sofisticado, acolhedor e nobre. Essas são apenas algumas características do couro, material altamente resistente usado tanto na moda das ruas quanto na decoração de interiores. Além da aplicação da matéria-prima na confecção de sofás, poltronas e demais estofados, ela vem conquistando mercado quando utilizada na fabricação de suportes para televisores, mesas de bar, caixas organizadoras entre muitos outros itens.  

Quer apostar nessa opção e investir mais na sua decoração? Então você está no lugar certo, um espaço especialmente preparado pelo Westwing para te ajudar, inspirar e motivar na hora de apostar em algum artigo feito em couro e levá-lo ao seu cenário, casa ou ambiente preferido. Navegue com a gente e saiba um pouco mais sobre os três tipos de couro existentes, como aplicá-los na decoração e para o que são mais indicados. Confira o que preparamos e programe-se para dar uma cara a sua ambientação!

Tipos e características de couro

Couro legítimo: Ou couro natural, como muitos chamam, é a opção mais tradicional da matéria-prima. Extraída diretamente da pele animal, essa opção tende a apresentar maior resistência em comparação a outros tipos de couro, como por exemplo, o sintético. Também costuma ser mais maleável em relação aos demais modelos.

Couro sintético: Tipo de material que conta com o mínimo de couro legítimo possível. Em geral, poliuretano é a principal matéria-prima usada para a confecção da vertente sintética.

Couro ecológico: Também feito de pele animal, o couro ecológico tem esse nome por passar por processos menos nocivos ao meio-ambiente durante sua fabricação.

Peças de decoração feitas em couro

Bastante usado para a confecção de sofá, poltronas, cadeiras e demais estofados, o couro tem sido matéria-prima de destaque de demais importantes artigos em uma composição. Cabeceiras de cama, mesas de bar e até molduras de porta-retratos tem sido feitas com o material. Na verdade, há uma infinidade de peças, móveis e objetos de décor confeccionados com couro.

Cosy spot in front of fireplace - brown leather armchair, side table and open fireO couro e os estilos de composições

Apesar de ser um material bastante nobre, acolhedor e sofisticado, o couro pode ser usado em diferentes estilos de decoração. Para dar um toque mais moderno aos cenários, misture o uso do material com a aplicação de peças feitas em metal, aço, vidro e mármore.

Uma composição mais rústica é formada a partir da combinação de artigos feitos no material, com peças de madeira, carpetes e almofadas. Além de clima de fazenda, a decoração final transmitirá sensações como aconchego, tranquilidade e conforto.

Um clima romântico também pode ser alcançado com o couro, basta optar pelo material em sua versão branca. Seja para um sofá, a cabeceira de uma cama ou apenas uma poltrona. Basta acrescentar um item com estampa florida e um pouco de cores claras, como bege, rosa ou azul bebê.

O couro como protagonista de cena

Móveis, peças e demais artigos feitos com couro precisam ser os protagonistas do local onde serão dispostos. Portanto, ao optar por algum item feito com essa matéria-primaé preciso que toda a decoração do espaço seja compatível com o artigo oferecido. Para deixá-lo em evidência é indicado o investimento em demais itens feitos em outros materiais, tecidos e elementos.

Invista nos ambientes internos, evite áreas externas

Por conta da manutenção de peças feitas em couro, recomenda-se que elas sejam aplicadas, colocadas e organizadas em ambientes internos. Nas áreas externas pode–se investir em itens confeccionados em outras matérias-primas. Não é recomendável a disposição de artigos produzidos em couro nos locais abertos, que contam com exposição ao sol e mudanças de temperatura. Os itens colocados nessas áreas podem perder sua tonalidade, durabilidade e imagem que apresentam. Locais fechados evitam esse problema.

Próximas campanhas