Cortinas Indianas

Cortinas Indianas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCortinas Indianas

As cortinas são elementos que muitas vezes passam desapercebidos em um ambiente, mas com muito cuidado na hora da escolha e da decoração podem transformar o seu espaço. Para fugir do básico, apostar em modelos étnicos é uma ótima pedida, trazendo novas cores e inspirações para sua sala, quarto, cozinha e, até mesmo, banheiro. Um exemplo muito em alta atualmente e que com certeza vai te agradar são as cortinas indianas.

As cortinas indianas deixam o ambiente mais colorido e quente, além de trazer um pouco do requinte do outro lado do mundo para a sua casa. Estampadas ou não, elas são perfeitas para compor decorações rústicas, no estilo boho chic. Para encontrar a melhor curadoria em home design da web, visite o site do Westwing e fique por dentro de tudo que você precisa para deixar sua casa mais aconchegante e sofisticada!

Materiais

A Índia é um dos maiores produtores têxteis do mundo, pois isso não é nenhuma surpresa que as cortinas indianas são de extrema qualidade e em grande variedade. Os tecidos mais utilizados são o algodão, a camurça e a seda rústica, usualmente trabalhados em artigos lisos.

A grande maioria dos modelos de cortina do país são, porém, idênticos aos modelos de saris (roupas tradicionais das mulheres indianas), em sua composição, cores e estampas. Geralmente essas cortinas indianas, assim como as vestimentas femininas, são fabricadas em algodão acetinado ou em seda trabalhada, além de contarem com a aplicação de bordados, paetês, lantejoulas e alguns pequenos itens de pedraria.

A maioria das cortinas indianas no mercado não são transparentes, mas alguns tipos podem ser fabricados com leve ou alta transparência.

Cores e Estampas

As cores e as estampas das cortinas indianas são o fator que cada vez atrai mais pessoas a adquirí-las. Ao contrário das básicas que encontramos facilmente aqui no ocidente, elas podem ser fabricadas em uma infinidade de cores, indo dos mais leves, a exemplo do verde oliva ou do azul celeste, até as mais fortes, como vermelho, amarelo e roxo, bem vivos. Aplicações de fita ou outros detalhes em dourado também são bem comuns.

Já as estampas, geralmente são distribuídas pelo o topo, a barra ou as laterais da cortina, mas também podem cruzar todo o artigo. Temas étnicos e naturais são os mais utilizados, como é o caso da estampa Paisley, tipicamente indiana, caracterizada por sua folhas retorcidas, recortes e temática floral, seja em peças multicoloridas ou em cores mais leves, mas contrastantes.

Cortinas indianas fabricadas com o patchwork de tecidos com estampas diferentes também podem se encaixar na estética rústica, bem como a intercalação de padronagens florais e geométricas.

Preservando suas Cortinas Indianas

Para cuidar de suas cortinas indianas e manter suas cores vivas é aconselhável a utilização de forro, para reduzir a ação do sol e evitar o desbotamento. Contra a poeira, use um aspirador de pó a cada dez dias e evite que ela seja puxada para o lado de fora da janela, o que pode danificar sua costura. Lave-a de acordo com o tipo de tecido, sendo que uma vez por ano geralmente basta. Siga essas dicas e invista em uma cortina indiana para colorir sua casa!

Próximas campanhas