Cortina Provençal

Cortina Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCortina Provençal

O estilo provençal está em alta na decoração. Móveis, colchas, quadros, toalhas e diversos itens domésticos adotaram essa tendência, proveniente da região de Provença, localizada na região sul da França. A cortina não poderia deixar de seguir essa linha e, por isso, há inúmeras opções de cortina provençal, que prima por um estilo suave, tecidos finos e estampas delicadas, ajudando a compor um ambiente com tons campestres.

Os tons lavanda, sempre presentes na decoração provençal, remetem a essa flor bastante comum na região da Provença. Os inúmeros campos de lavanda conferem um visual sem igual ao local, atraindo turistas e admiradores de todo o mundo. Então, que tal incorporar essa beleza à decoração da sua casa e deixar o ambiente mais aconchegante e gostoso? Investir na cortina provençal é fundamental para compor esse estilo, que combina madeira, pedra, porcelana e tecidos com estampas florais.

Cortina provençal: para os românticos assumidos

Você com certeza já assistiu aos filmes franceses em que as cortinas leves se sobrepõem umas às outras ou belos laços as mantêm entreabertas. A cortina provençal pode ser feita de tecido liso, florido ou xadrez, mas uma coisa é inerente a toda cortina provençal: o charme, transmitido através de tons azuis ou terrosos, que complementam o ar bucólico e campestre característico desse estilo.

O surgimento da cortina

Estima-se que as primeiras cortinas tenham surgido no século XVIII, quando as fachadas das casas holandesas ganharam suas primeiras janelas – aberturas rústicas dotadas de vidro. Para que os moradores ficassem livres de olhares curiosos do exterior criou-se, então, as primeiras cortinas, que, a princípio, eram apenas panos pendurados. Depois, novos tecidos foram criados, estilos se desenvolveram e o universo das cortinas ganhou uma gama enorme de opções, como a cortina provençal. Com diversos estilos de cortinas, o Westwing te ajuda a escolher a melhor opção para a sua casa!

Combinando a cortina provençal com os móveis

Se você tiver uma cortina provençal na sala de estar, por exemplo, opte por cores de nuances claras e tecidos delicados. As almofadas podem ter estampas florais e cores suaves, combinando com a cortina provençal. Quadros podem ter pinturas tranquilas e que remetam à natureza, além das paisagens rurais. Espelhos dão uma pitada de elegância e charme ao ambiente provençal.

A origem do estilo provençal

A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII despertou a criatividade do povo francês que, na impossibilidade de ter móveis desse tipo, optou por copiá-los. Para esconder os defeitos da madeira mais inferior, por exemplo, os artesãos aplicavam uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré, que disfarçava defeitos de madeira. Com o tempo, no entanto, esse estilo de móvel um pouco desgastado virou tendência e sinônimo de elegância.

 

 

 

 

Próximas campanhas