Cortina de Patchwork

Cortina de Patchwork

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCortina de Patchwork

Toda decoração carrega um pouco de nós, desde a escolha das cores, dos objetos ou quando colocamos a mão na massa daquele jeitinho de "faça você mesmo". Tudo isso é uma demonstração de cuidado e carinho. O trabalho manual sempre teve um valor especial, ainda mais quando é para o quarto do bebê. Um estilo de artesanato que não sai de moda é o patchwork. Sabia que você pode criar uma cortina de patchwork?

A cortina de patchwork é toda trabalhada para trazer alegria e contagiar o ambiente. Se você não conhece muito sobre este estilo, não pense que ele está fora de moda ou que é coisa do passado. O Weswing separou ótimas ideias para você se inspirar e até se aventurar a montar a cortina de patchwork para a sua casa. Afinal, a gente sabe que todo trabalho feito à mão é carregado de muito carinho.

Patchwork Não é Coisa do Passado

Para quem ainda não sabe, o termo “patchwork”, traduzindo para o português, significa “trabalho com retalhos” e é justamente isso. O trabalho de patchwork é antigo, mas antes não possuía o valor que hoje ele ganhou. Antes, a técnica era realizada para aproveitar restos de tecidos, ou seja, pessoas que não podiam comprar algo para se aquecer para dormir, pegavam diversos quadradinhos de tecidos que sobravam costurando um ao outro e formando sua colcha com variadas cores, formas e desenhos. Por isso, é muito comum a sua vó ou bisavó ter uma colcha com retalhos, de prefência com tecidos de manta acrílica, pois dá um efeito acolchoado.

A técnica começou com retalhos quadrados e depois foi se aperfeiçoando, criando lindas formas geométricas intercaladas com diversos tipos diferentes em harmonia. Com o tempo, este trabalho feito à mão ganhou ainda mais força e, de colchas, passaram a ser criadas almofadas e até mesmo modelos de cortina de patchwork. Para quem não possui muita habilidade na costura, se aventurar no trabalho de patchwork é uma ótima ideia para começar, pois é preciso apenas saber do ponto básico, capricho e bom gosto!

Cortina de Patchwork: Como Fazer

Para fazer a sua cortina de patchwork é simples. Você pode comprar diversos tecidos diferentes ou fazer à moda antiga e reunir diversos retalhos aleatórios de tecido. A vantagem de comprar o tecidos para montar a sua cortina de patchwork é escolher os tons e gravuras que se deseja para ornar com o local. Uma sugestão é desenhar no papel o desenho que você quer para a sua cortina de patchwork, cortar os tecidos e montar no chão para ver se é aquele efeito que você deseja criar.

Uma sugestão para quem não quiser fazer uma cortina de patchwork inteira é fazer apenas o bandô e, para o restante da cortina, escolher uma cor ou desenho que combine com as montagens de tecido que você criou. As cortinas já deixaram faz tempo de ser um detalhe para proteger a luz para se tornar um objeto decorativo. Por isso, uma cortina de patchwork é uma sugestão leve e alegre, que transmite uma sensação de conforto e de “casinha de vó”. Atualmente muitos lugares vendem colchas e modelos de cortina de patchwork já prontas, então, caso você não queira montar a sua própria cortina de patchwork, é só comprar a sua!

A cortina de patchwork é um item chave e que renderá muitos admiradores no quarto do seu bebê, pois ela rouba toda atenção com suas cores e alegria. Agora é só comprar os tecidos, linha e agulha e fazer a sua. Sua casa ficará ainda mais aconchegante!

Próximas campanhas