Cortador de Charuto

Cortador de Charuto

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCortador de Charuto

A origem do charuto é um pouco incerta. Concretamente, o mais antigo registro do charuto que existe é um vaso maia do século X, encontrado nas ruínas de Uaxactún, na Guatemala, que mostra um indivíduo fumando folhas de tabaco enroladas com um barbante. Com a chegada dos europeus ao continente americano, o charuto ganhou o mundo e os primeiros europeus a terem contato com ele foram marinheiros da esquadra de Colombo em uma província cubana. Hoje em dia, para fumar charuto, é imprescindível que você tenha um cortador de charuto.

Em 1726, Israel Putman levou os primeiros charutos cubanos para os Estados Unidos, juntamente com sementes de tabaco cubano e eles eram confeccionados em Sevilha, na Espanha, com o tabaco cubano e, só em 1821, um decreto permitiu a fabricação dos charutos em Cuba. Em 1840, Cuba era o maior produtor de charutos do mundo. Saiba mais sobre charutos e como usar o cortador de charuto. Acompanhe as dicas o Westwing preparou para você!

Escolhendo um bom charuto

O primeiro passo para degustar um charuto é escolher um bom charuto. Vá até uma tabacaria e peça indicação, escolha um charuto suave, de primeira linha, para que isso cause uma boa impressão e seja bom degustar o seu charuto.

Como usar o cortador de charuto

O ritual de degustação de um charuto envolve escolhas. Os charutos artesanais têm a capa fechada em uma das pontas. Ela deve ser aberta com um cortador de charuto para permitir o fluxo de fumaça até a boca. Um corte inadequado pode danificar o charuto e causar incômodo, por isso saber usar o cortador de charuto torna-se importante. O corte deve ser feito entre 2 e 3 milímetros a partir da ponta.

Nos charutos parejos – dois lados paralelos terminando com a cabeça arredondada – os dois podem ser usados. No cortador de charuto, os que possuem guilhotina com dupla lâmina são os mais adequados. Além de garantir precisão, evita a maceração da ponta do charuto observada com o uso de cortador de charuto de uma lâmina única.

O ponto ideal para usar o cortador de charuto e o local correto do corte é após a curva da capa, entre 2 e 3 milímetros da extremidade. Uma pontinha é o suficiente para ter um bom fluxo de fumaça e evitar que a folha se desenrole.

Quando houver o charuto e a vontade de fumar e você não tiver um cortador de charuto por perto, há duas soluções possíveis. Uma delas é perfurar a ponta com algum objeto pontiagudo, como palito de dente. Alguns charuteiros fizeram deste hábito um estilo. Várias perfurações podem ser feitas para deixar a ponta como uma pequena peneira, mas, sem dúvida, o cortador de charuto é o mais recomendado, até mesmo pelo fato de facilitar muito o trabalho do corte do charuto, melhorando assim, a sua experiência com a degustação do charuto.

O cortador de charuto facilita bastante a vida de quem é um grande apreciador deste tipo de fumo. Com estas dicas de como cortar o charuto corretamente, o cortador de charuto torna-se peça essencial na degustação. Escolha um cinzeiro que combine com a sua decoração! Um porta-charutos também é bastante útil se você desejar levar os seus charutos em passeios ou viagens!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas