Cores

Cores

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCores

As cores que escolhemos para a nossa casa ajudam a fornecer o clima certo para uma atmosfera aconchegante e cheia de bem-estar. Quer melhorar a aparência de um cômodo sem gastar muito? Invista nas cores. Através de uma boa seleção de cores, é possível criar o efeito desejado para o seu ambiente. Cores frias ou quentes, ou até misturando tudo, as cores são parte essencial da decoração e determinam que tipo de sensação você pretende causar nos moradores ou visitas.

As cores são a pura expressão da alegria. Verde, amarelo, vermelho e azul são cores fortes que conseguem iluminar uma sala de estar e romper uma aparência uniforme cinza e discreta. Mas a combinação entre os móveis e a decoração feita com cores diferentes precisa de alguns cuidados. Para ter uma casa com cores bonitas e que combinem entre si, é preciso um pouco mais que um pincel e algumas tintas. Para saber mais quais cores são as mais indicadas para a sua composição, navegue com a gente e inspire-se com as dicas do Westwing!

Combinações de Cores para Quarto

Se você está planejando pintar as paredes de algum dos seus cômodos com cores bonitas e que reflitam a sua personalidade , então este é um bom começo. Mas e se o cômodo for um quarto pequeno? Quais são as cores que combinam entre si para paredes? O fato é que as cores escuras fazem com que o cômodo pareça ainda menor e mais apertado, portanto, elas só são sugeridas para destacar pequenos detalhes.

Nuances como branco ou off-white, bege e tons pastéis suaves são a escolha perfeita para a cor da parede em cômodos pequenos. Através desses tons, sem precisar de nenhum outro esforço, o cômodo pode parecer muito maior do que realmente é, já que os olhos dos visitantes são direcionados para a distância.

Vocês acha as paredes claras muito monótonas? Tente decorar as paredes com um papel de parede texturizado ou com estampas leves. Dessa forma garante-se uma certa jovialidade às paredes sem deixar o cômodo tomado por cores muito fortes.

Cores para Quarto Pequeno

  • Paredes: ao decorar um quarto pequeno infantil ou de adulto, de solteiro ou de casal, deve-se procurar criar um ambiente arejado e que se utilize de truques de decoração para criar uma sensação de amplitude. É por isso que a primeira regra ao escolher as cores para quarto pequeno é optar por cores claras nas paredes! Essa escolha é essencial, já que as paredes é que ditam o tom das cores para quarto pequeno. As cores escuras, apesar de sofisticadas, podem dar a impressão de ambientes abafados e menores, razão pela qual acabam não sendo uma boa opção para a decoração de quarto pequeno. Caso queira sair da monotonia, papéis de parede com estampas discretas em tons suaves capazes de levar mais estilo às paredes sem quebrar a harmonia.
  • Cama: a cama é uma das estrelas principais do quarto. É por isso que a definição de uma cartela de cores para quarto pequeno envolve também as cores da cabeceira e das roupas de cama. Caso tenha optado por paredes lisas e claras, a cabeceira e as roupas de cama são ideais para levar um pouco de estilo e personalidade às cores para quarto pequeno, tomando cuidado para manter a harmonia e evitar exageros desnecessários. Caso esteja na dúvida, opte por tons, estampas e texturas discretas e adicione almofadas e adornos até atingir a medida certa de cor.
  • Piso: os piso também é um importante aliado na batalha por uma sensação de amplitude, e assim como as paredes, também é indicada a escolha de tons claros e suaves. Para manter o quarto aconchegante, no entanto, utilize tapetes felpudos de cores que combinem com o estilo de decoração escolhido e que estejam dentro da tabela de cores para quarto pequeno escolhida previamente.

Cores Criam Atmosfera

Diferentes cores criam diferentes humores! Portanto, você deve, antes de pegar o pincel, considerar o clima e a atmosfera que se deseja criar e em qual cômodo. Mesmo que o design de interiores escolhido seja bonito, uma cor de parede não planejada anteriormente pode proporcionar um ambiente completamente diferente do esperado. O quarto deve ser elegante ou descontraído, romântico ou acolhedor e convidativo? As cores devem ser escolhidas de acordo com o clima que se deseja alcançar.

Cores quentes como vermelho, laranja, marrom e outros tons naturais também geram uma atmosfera muito aconchegante e acolhedora. Da mesma forma, cores frias como o azul, turquesa ou cinza proporcionam um ambiente mais neutro dentro do cômodo, sendo ideal para quartos, escritório ou banheiros.

Se ao receber amigos em casa você consegue identificar como a sala de estar está influenciando a atmosfera do ambiente, então é possível perceber rapidamente se fez uma boa escolha de cores. Se a atmosfera for de desconforto ou de um clima não muito convidativo, repense sobre suas escolhas e troque as cores imediatamente!

Os Significados das Cores

As cores criam atmosferas diferentes nos cômodos, mas sua importância não fica por aí.  As cores também têm o poder de desencadear uma variedade de reações e sentimentos nos seres humanos. Muito do que sabemos sobre os efeitos psicológicos das diferentes cores deriva de tradições centenárias e permanece no nosso subconsciente.

A cor verde é  muito suave e possui um efeito calmante em sua neutralidade absoluta, mas sem cansar. Esta simbiose  promove muitas qualidades positivas, como a tolerância, contentamento e resistência. A medicina intitula o verde como o som que mantém o ritmo do coração e os rins em equilíbrio. Então, a nuance verde também é particularmente adequada no quarto e no escritório, porque no quarto o corpo descansa e, no escritório, sempre precisamos de uma certa concentração, que é definitivamente estimulado pelo verde.

Semelhante ao verde, o azul tem um efeito calmante e relaxante sobre nós seres humanos, ideal para para reduzir o estresse ou aborrecimento. Para ser capaz de lidar e equilíbrar sua vida cotidiana da melhor maneira possível, o azul proporciona a energia necessária.

O branco significa leveza, limpeza e pureza e são esses atributos que a cor branca irradia. O branco é a mais perfeita de todas as cores e não é de forma alguma uma tonalidade negativa, já que esta cor simboliza a inocência, a neutralidade, prudência, luz e verdade.

O vermelho quente tem um efeito positivo e estimulante sobre nós, em um nível emocional. Não é a toa que presenteamos rosas vermelhas para os nossos amados – é um jeito de expressar o nosso amor e paixão por essas pessoas.

O amarelo também é incluído dentre as cores quentes e está associado com o sol e com a luz, por isso a cor amarela é um sinônimo para a criatividade e um estado de alerta mental.

Paleta de Cores que Combinam Entre Si

Qual é a diferença entre as paleta de cores complementares, uma paleta de cores harmoniosas e uma paleta de escala de cores? Ao ouvir estas palavras, muitas vezes não se sabe absolutamente nada sobre elas, mas há explicações simples e que vão te ajudar na escolha da cor ideal para a sua casa ou cômodo.

Os tons da paleta de escala de cores são mais nobres e incluem diferentes nuances. Ao se decidir por uma cor desta paleta, ganha-se muita flexibilidade, já que elas podem ser usada em várias gradações. Geralmente, o teto é pintado na gradação de cor mais clara, as paredes na tonalidade seguinte e os rodapés ou outros detalhes nos tons mais escuros da cor escolhida.

Se a opção for por cores das paletas harmoniosas, então a decisão é diretamente relacionada às cores adjacentes desta roda de cores. Especialmente para as pessoas sem conhecimento ou experiência para colorir, essa variante é a mais simples, porque com tons harmoniosos de uma cor primária dificilmente pode-se errar. Então, ao escolher o amarelo por exemplo, o laranja e o vermelho combinam e cria uma imagem geral verdadeiramente harmoniosa com tons brilhantes e alegres.

Em relação a paleta de cores complementares, existem algumas regras que devem ser observadas, pois estas combinações são muito mais expressivas. As cores opostas na paleta de cores, estão relacionadas umas com as outras e, assim, pode-se criar contrastes interessantes.

Teoria da Cor: Quais as Cores que Combinam?

Quando estamos falando em ambientação, nem sempre é fácil de encontrar as cores certas que se encaixam perfeitamente umas com as outras. Cores fortes ou nuances mais neutras? Cores tradicionais ou combinações mais ousadas? Com as cores, a melhor forma é experimentar. No entanto, é bom decidir previamente se irá usar mais a paleta de cores complementares, a paleta de cores harmoniosas ou a paleta de escala de cores.

O Espalhafatoso Encontra o Discreto

Cores fortes combinadas com nuances delicadas também podem resultar em uma imagem geral muito harmoniosa. Ao contrário da paleta de escala de cores, na qual entram em jogo uma gama de tons de uma única cor, neste caso, cores completamente diferentes podem ser combinadas.

O principal ponto é que haja uma base feita de uma cor sutil, que pode ser complementada com contrastes interessantes. Assim, uma parede reta com base bege e com detalhes em roxo tem tudo para funcionar muito bem,  reforçada com reflexos avermelhados proporciona um ambiente refrescante.

Cor de Parede: o que se Deve Fazer

A cor da parede não diz respeito somente a cor na qual a parede será pintada. Existem alguns pontos que devem ser considerados na hora da compra, além da qualidade e opacidade da tinta. Se você optar por cores naturais, então dificilmente errará na nuance.

Nem sempre a escolha da tinta mais barata ou a mais ecônomica é a melhor opção. Se a cor escolhida para aparede for opaca, é importante que ela possua uma boa qualidade. Se você tiver, por exemplo, uma parede azul para ser pintada com cores claras ou branco, a qualidade e o preço fazem a diferença.

Um dos fatores de maior importância na hora da escolha da tinta é a segurança ao inalar. Verifique se a tinta não contêm substâncias nocivas, que podem afetar você e sua família. Especialmente no quarto de bebê ou no quarto infantil, é importante utilizar tinta livre de poluentes.

Cores Anti-Mofo e Tinta Látex

O banheiro e a cozinha são sempre espaços um pouco mais complicados quando se trata das paredes, já que estes locais tendem a formar mofo mais rápido do que outros cômodos. Tanto no banheiro quanto na cozinha, existe muita umidade, seja pelo chuveiro, torneira, ou até mesmo pelo cozimento dos alimentos na água, que em seguida se instala nos móveis e nas paredes. Portanto, a fim de evitar a formação de mofo, existem algumas cores de parede que têm ingredientes especiais de anti-bolor. Então você pode tomar um longo banho de banheira, uma ducha bem quente, ou preparar diferentes pratos sem hesitação!

Na cozinha, além de recorrermos frequentemente a revestimentos anti-mofo, na região do fogão também temos a opção da tinta látex. A tinta látex está geralmente enriquecida com resina, que tem uma propriedade positiva e muito útil, permitindo a limpeza de qualquer respingo. Ou seja, quando o molho de macarrão respinga na parede, um pano úmido pode facilmente eliminar este contratempo.

Cores para o Exterior

A escolha da cor para a área externa deve basear-se no chão da fachada, porque alguns materiais como a pedra natural ou tijolo devem ser tratado antes de serem pintados. Além disso, a transpiração e capacidade de absorção de água devem ser consideradas. A respirabilidade da tinta impede que esta descasque, numa tentativa da umidade escapar do interior do edifício. E a capacidade de absorção de água, ajuda no quanto a parede pode absorver umidade da chuva na fachada.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas