Cores Retrô

Cores Retrô

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCores Retrô

O termo “retrô” está em alta no meio decorativo por oferecer um caráter versátil e particular aos espaços, unindo tendências passadas a linhas contemporâneas. É comum procurarmos por peças, acessórios, revestimentos e materiais que nos ajudem a dar ao décor este clima antiguinho, que remeta a outras décadas, especialmente aos anos 60 e 70, mas dificilmente nos lembramos das cores retrô, não é mesmo? Quais são afinal? Como e onde usá-las?

Cores são fundamentais na composição dos ambientes, causam efeitos, ditam estilos e são capazes de mexer com o imaginário e as sensações de quem se deixar envolver por seu jeito sutil de tocar nossos sentidos. Com as cores retrô, esse cenário fica ainda mais evidente, pois as nuances acentuadas nos emocionam e reviram as nossas lembranças. Muitas são as formas de usar as cores retrô em casa. Descubra-as nessa página especial do Westwing dedicada ao tema!

O Conceito das Cores Retrô

O colorido sempre foi uma das marcas registradas e mais fascinantes dos estilos que têm como objetivo resgatar as peculiaridades do passado. Por isso, os tons fortes são os mais pontuados, mas também se misturam às tonalidades claras e sutis da paleta das cores retrô. Essa característica surgiu de forma mais aparente em 1960, com o boom das cores quentes na moda.

Outro fator que contribuiu com as cores retrô que conhecemos atualmente foi a tendência psicodélica que se adotou na época, usada das artes à maquiagem com a Pop Art e seus efeitos alucinógenos. A partir daí, as cores retrô invadiram o mobiliário e os eletroeletrônicos, garantindo originalidade e poder à decoração, até hoje marcantes.

Por Onde Andam as Cores Retrô?

Hoje em dia, todas as vezes que olhamos para um décor ou qualquer elemento que queira transmitir um aspecto do passado logo os identificamos por meio das cores retrô. A variação de tons e as infinitas nuances as fazem surgir por todos os cantos. Nas roupas, responsáveis pela primeira aparição das cores retrô, o colorido pode ser visto principalmente com o vermelho, vinho, roxo, azul, branco e preto.

Já na decoração de interiores e exteriores, as cores retrô podem ser aplicadas nos revestimentos por meio de tintas, papéis, adesivos de parede e/ou azulejos retrô, sendo os tons pastel de verde, rosa, amarelo, terra, marsala, e laranja os mais indicados.

Nos móveis, as cores retrô variam e permitem ousar, visto que é possível usar tonalidades quentes, como o amarelo, o vermelho e o pink, bem como cores retrô delicadas como o azul bebê, rosa queimado, dourado, lilás, verde oliva e branco. Adornos, utensílios de cozinha e eletrodomésticos são elementos que pedem cores retrô vibrantes e com todas as nuances já citadas, sejam elas sozinhas ou misturadas.

Cores Retrô: Texturas e Estampas

Elas são marcas tão presentes no estilo dos anos 60 e 70 que merecem destaque especial entre as cores retrô. Ambas são as grandes agentes do padrão ousado do décor da época e também tem a mistura como um ponto em comum com as cores retrô, mesclando formatos e tons como os poás, xadrezes, floridos, psicodélicos, formas geométricas e tie-dyes.

A Decoração e as Cores Retrô

Um detalhe importante para a decoração de ambientes com as cores retrô é a sua composição com o branco e o preto, colorações que proporcionam elegância e sobriedade, além de darem um toque mais calmo e clean – aliás, essas duas cores aliadas ao vermelho forma uma das paletas mais populares da época. O mesmo ocorre quando as cores retrô combinam-se com cores neutras como o bege, nude, salmão, castanho e creme, fazendo surgir, inclusive, um toque rústico.

O azul e verde claros são uma das cores retrô que mais marcam o estilo e os que melhor se adéquam a uma decoração mais romântica, delicada e até feminina, tanto quanto o rosa. Alguns esquemas de cores retrô também são super característicos em um ambiente que siga as vertentes vintage e retrô, como a paleta de tons amarelos, laranjas e marrons, ideais para salas de estar e quartos; e o esquema branco, verde e amarelo, perfeito para a cozinha.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas